quinta-feira, 23 de julho de 2020

Resumo | Apresentação da Campanha: "Bragança. Naturalmente!"



O Município de Bragança apresentou, esta quarta-feira, uma nova campanha de promoção territorial com o objetivo de estimular a retoma do turismo. Bragança. Naturalmente! é o claim desta iniciativa que promove Bragança como um destino natural, seguro, próximo, tranquilo e autêntico. No fundo, o lugar ideal para criar memórias que perduram para sempre.
Nesta primeira fase, o Município foca o seu target no público nacional, dando primazia à qualidade do turismo e ao aumento da estada média por visitante, em detrimento da quantidade e do turismo massificado. Uma estratégia para impulsionar a economia local e o destino Bragança, garantindo, dessa forma, a maior segurança sanitária possível para turistas e locais. Os postos turísticos e todos os equipamentos culturais municipais, tal como grande parte dos operadores turísticos locais, possuem já o selo “Clean & Safe”, assegurando todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.
“Bragança tem qualidades ímpares que justificam uma visita atenta. É um território com condições únicas, onde quem nos visita pode sentir, de facto, aquilo que a pandemia nos privou: a liberdade, a segurança e a confiança”, refere Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, frisando que “Bragança. Naturalmente! é uma oportunidade de recomeço para o turismo, não apenas para quem chega ao concelho, mas, sobretudo, para os nossos empresários do setor.”
“Ao longo dos últimos anos, temos promovido o destino Bragança através de diferentes iniciativas. A divulgação dos eventos e tradições únicas, a presença em mercados internacionais e a aposta na campanha “Bragança Perto” são, apenas, alguns exemplos que contribuíram para que o crescimento turístico de Bragança fosse superior à média nacional e na região Norte antes da COVID-19”, recorda o Presidente. “No entanto, o período pós-pandemia apresenta-se como um grande desafio. É aqui que o Município reinventa a sua estratégia e transforma as dificuldades em oportunidades”, reitera Hernâni Dias, acrescentando que “apesar de não ser possível inverter, na totalidade, as perdas estimadas para 2020, esta nova campanha pretende mitigar o impacto negativo do confinamento nos índices do turismo local”.

Nova Campanha de Comunicação & Marketing
É no aproveitar dos recursos naturais e nas capacidades singulares da região, que o Município de Bragança aproveita a oportunidade despoletada pela pandemia. Os destinos ditos “populares”, pela sua massificação, perderam espaço nas preferências dos turistas que, de acordo com dados de diversas entidades governamentais, voltam-se para destinos mais seguros, com forte vocação, sobretudo, na natureza e nas experiências autênticas.
Ora, o destino Bragança surge, pelas suas características, como uma excelente opção. Para capitalizar essa propensão enquanto destino natural e seguro, o Município estruturou como target, para a primeira fase da campanha, os turistas nacionais, um grupo social de referência, com características sócio demográficas variadas, a própria comunidade brigantina, enquanto grupo social de pertença (que têm a oportunidade de redescobrir a sua terra e aumentar o seu sentimento de pertença), e, por fim, o mercado da saudade.
A campanha assenta num modelo de marca umbrella (trad. “Chapéu-de-Chuva”), que envolve a difusão de vários conteúdos e iniciativas a partir de uma base forte que sustente as várias ações (ver esquema ao lado).
O vídeo-marketing é a base para toda a Campanha de Promoção Territorial, incluindo algumas das ações subsequentes. A iniciativa pressupõe um primeiro vídeo geral, com o intuito de gerar motivação para a procura do lazer e obtenção de novas experiências, abrangendo, de forma genérica, todas as áreas de promoção turística e económica. Posteriormente, serão quatro os vídeos temáticos, tendo como conteúdo os ‘produtos’ turísticos base do território: Gastronomia (Saborear), Natureza (Desfrutar), Património (Conhecer) e Cultura (Descobrir).


Estratégia Concertada de Promoção Turística
Além do vídeo-marketing, e da sua difusão pelos diversos meios e recursos digitais, Bragança. Naturalmente! prevê várias ações de marketing até ao final do ano.
A formulação destas iniciativas resultaram, além de um trabalho técnico, da auscultação de vários stakeholders e agentes turísticos locais.

Entre essas ações destacamos algumas:
• campanha de Vídeo-Marketing
• criação do portal online “Visit Bragança”
• colocação de vários outdoors e painéis digitais em locais estratégicos do país, incluindo as grandes áreas metropolitanas
• colocação de publicidade na rede de autocarros que, diariamente, percorre as estradas de Portugal
• fam-trips, em diferentes escalas e com objetivos distintos
• criação de um novo guia turístico
• reformulação de materiais promocionais
• apoio a iniciativas de outras entidades, como o acolhimento da gala final das 7 Maravilhas de Portugal, em parceria com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal.

Recordamos que se trata da primeira fase (delineada para ser colocada em prática até ao final do ano de 2020) de um Plano Estratégico de Médio/Longo Prazo para desenvolvimento do turismo e da dinâmica económica local, tendo como horizonte 2022, pelo que, além das iniciativas mencionadas, haverá outras a divulgar em tempo oportuno.

Objetivos Estatísticos de Campanha
Atendendo às tendências e atuais indicadores, o Município de Bragança traçou como objetivo o aumento do período de Estada Média de quem visita o concelho, visto que este indicador apresenta algumas vantagens consideráveis, tendo em conta o contexto atual. A Estada Média corresponde ao número de dias que o hóspede permanece no local, calculado em função da relação do número de dormidas e do número de hóspedes. Atendendo à dificuldade, imposta pela pandemia, do aumento do número de visitantes (e até ao risco que esse mesmo aumento pode significar em termos sanitários nesta fase), o Município entende como melhor prática, para um turismo mais seguro e rentável para todos os agentes turísticos e respetiva economia circular (restauração, comércio local, artesanato, produtos da terra, entre outros), privilegiar e criar condições para a promoção do aumento da estada média de cada visitante.
Torna-se fundamental priorizar a qualidade em detrimento da quantidade, assim como tomar ações e procedimentos que transmitam segurança ao turista e aos locais.

Não sendo possível inverter, na totalidade, as perdas estimadas para 2020 (face aos últimos quatro meses de estagnação praticamente absoluta do turismo em todo o mundo – dados da OMS indicam que, em 2020, o turismo internacional deverá recuar entre 20 e 30 por cento, sendo que em Portugal se prevê uma diminuição de 7 milhões de entradas internacionais, o equivalente a uma queda de 40 por cento), sobretudo ao nível do número de visitantes e dormidas, pretende-se influenciar e aumentar o tempo de Estada Média de cada hóspede, mitigando, dessa forma, o impacto negativo da pandemia nos índices do turismo local. O Município estima aumentar, em 2022, esse número para 2.5 dias, o que representa uma taxa média de crescimento do triénio (2020-2022) de 15.5 por cento, face aos dados disponibilizados pelo INE (os últimos dados, referentes a 2018, ditam um tempo de estadia na ordem dos 1.5 dias).
A título de exemplo, segundo os últimos dados disponibilizados pelo INE, em 2018, os proveitos das Unidades Hoteleiras de Bragança aumentaram em 6,07 por cento (+200 mil euros), relativamente ao ano anterior. Uma tendência que se vinha a arrastar nos últimos anos e que, desde 2014, obteve um aumento de 83,95 por cento (+1.51M€) e que se vê ameaçada pelo contexto pandémico atual. Esta campanha pretende mitigar esses efeitos, preservando postos de trabalho no concelho e dinamizando a economia local.

Sinopse do Vídeo Promocional: Bragança. Naturalmente!
Numa viagem conduzida pelo protagonista, o modelo internacional brigantino André Costa, a narrativa da campanha desenvolve-se à volta do regresso à sua terra natal e apresenta os motivos para visitar Bragança - viver uma aventura, novas experiências e concretizar sonhos.
Num flashback, o protagonista recupera as memórias e os sonhos de criança e as sensações de as reviver. Percorre a cidade, os equipamentos culturais e os monumentos mais icónicos, testemunhos de um passado com séculos de história, capazes de ficar, também, na memória dos visitantes.
Em contacto com a natureza mais pura e com paisagens surpreendentes, André Costa parte à descoberta de experiências únicas, percorre caminhos ancestrais e sente a autenticidade da terra - um privilégio que também pode fazer parte da história do visitante.
Nas aldeias típicas, verdadeiras guardiãs de tradições, é recebido com sorrisos e em ambiente de festa. Os aromas e sabores ímpares da gastronomia recordam-lhe o espírito de partilha e a arte de bem receber dos brigantinos.
Bragança é apresentada, neste vídeo promocional, como um lugar para criar memórias inesquecíveis.

Curiosidades sobre o vídeo promocional:
• O Município envolveu a comunidade Brigantina nas filmagens do vídeo, contando com a participação, direta e indireta, de cerca de 200 pessoas.
• A nova campanha de turismo do Município de Bragança tem como protagonista um dos rostos mais mediáticos do mundo da moda: o modelo internacional André Costa. Natural de Bragança, conta com uma carreira na área da moda que já o levou a trabalhar com artistas como Ricky Martin, Maluma ou Jennifer Lopez, e a representar marcas como a Dolce & Gabbana.
• A Voz-Off do vídeo é narrada por Vasco Temudo, de 27 anos. O ator foi o único português a participar na afamada série norte-americana “Game of Thrones”, da HBO, seguida por milhões de pessoas em todo o mundo. Participou no papel de Soldado, na 8.ª temporada da série, gravada na Irlanda.

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