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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Resumo | Apresentação da Campanha: "Bragança. Naturalmente!"



O Município de Bragança apresentou, esta quarta-feira, uma nova campanha de promoção territorial com o objetivo de estimular a retoma do turismo. Bragança. Naturalmente! é o claim desta iniciativa que promove Bragança como um destino natural, seguro, próximo, tranquilo e autêntico. No fundo, o lugar ideal para criar memórias que perduram para sempre.
Nesta primeira fase, o Município foca o seu target no público nacional, dando primazia à qualidade do turismo e ao aumento da estada média por visitante, em detrimento da quantidade e do turismo massificado. Uma estratégia para impulsionar a economia local e o destino Bragança, garantindo, dessa forma, a maior segurança sanitária possível para turistas e locais. Os postos turísticos e todos os equipamentos culturais municipais, tal como grande parte dos operadores turísticos locais, possuem já o selo “Clean & Safe”, assegurando todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.
“Bragança tem qualidades ímpares que justificam uma visita atenta. É um território com condições únicas, onde quem nos visita pode sentir, de facto, aquilo que a pandemia nos privou: a liberdade, a segurança e a confiança”, refere Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, frisando que “Bragança. Naturalmente! é uma oportunidade de recomeço para o turismo, não apenas para quem chega ao concelho, mas, sobretudo, para os nossos empresários do setor.”
“Ao longo dos últimos anos, temos promovido o destino Bragança através de diferentes iniciativas. A divulgação dos eventos e tradições únicas, a presença em mercados internacionais e a aposta na campanha “Bragança Perto” são, apenas, alguns exemplos que contribuíram para que o crescimento turístico de Bragança fosse superior à média nacional e na região Norte antes da COVID-19”, recorda o Presidente. “No entanto, o período pós-pandemia apresenta-se como um grande desafio. É aqui que o Município reinventa a sua estratégia e transforma as dificuldades em oportunidades”, reitera Hernâni Dias, acrescentando que “apesar de não ser possível inverter, na totalidade, as perdas estimadas para 2020, esta nova campanha pretende mitigar o impacto negativo do confinamento nos índices do turismo local”.

Nova Campanha de Comunicação & Marketing
É no aproveitar dos recursos naturais e nas capacidades singulares da região, que o Município de Bragança aproveita a oportunidade despoletada pela pandemia. Os destinos ditos “populares”, pela sua massificação, perderam espaço nas preferências dos turistas que, de acordo com dados de diversas entidades governamentais, voltam-se para destinos mais seguros, com forte vocação, sobretudo, na natureza e nas experiências autênticas.
Ora, o destino Bragança surge, pelas suas características, como uma excelente opção. Para capitalizar essa propensão enquanto destino natural e seguro, o Município estruturou como target, para a primeira fase da campanha, os turistas nacionais, um grupo social de referência, com características sócio demográficas variadas, a própria comunidade brigantina, enquanto grupo social de pertença (que têm a oportunidade de redescobrir a sua terra e aumentar o seu sentimento de pertença), e, por fim, o mercado da saudade.
A campanha assenta num modelo de marca umbrella (trad. “Chapéu-de-Chuva”), que envolve a difusão de vários conteúdos e iniciativas a partir de uma base forte que sustente as várias ações (ver esquema ao lado).
O vídeo-marketing é a base para toda a Campanha de Promoção Territorial, incluindo algumas das ações subsequentes. A iniciativa pressupõe um primeiro vídeo geral, com o intuito de gerar motivação para a procura do lazer e obtenção de novas experiências, abrangendo, de forma genérica, todas as áreas de promoção turística e económica. Posteriormente, serão quatro os vídeos temáticos, tendo como conteúdo os ‘produtos’ turísticos base do território: Gastronomia (Saborear), Natureza (Desfrutar), Património (Conhecer) e Cultura (Descobrir).


Estratégia Concertada de Promoção Turística
Além do vídeo-marketing, e da sua difusão pelos diversos meios e recursos digitais, Bragança. Naturalmente! prevê várias ações de marketing até ao final do ano.
A formulação destas iniciativas resultaram, além de um trabalho técnico, da auscultação de vários stakeholders e agentes turísticos locais.

Entre essas ações destacamos algumas:
• campanha de Vídeo-Marketing
• criação do portal online “Visit Bragança”
• colocação de vários outdoors e painéis digitais em locais estratégicos do país, incluindo as grandes áreas metropolitanas
• colocação de publicidade na rede de autocarros que, diariamente, percorre as estradas de Portugal
• fam-trips, em diferentes escalas e com objetivos distintos
• criação de um novo guia turístico
• reformulação de materiais promocionais
• apoio a iniciativas de outras entidades, como o acolhimento da gala final das 7 Maravilhas de Portugal, em parceria com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal.

Recordamos que se trata da primeira fase (delineada para ser colocada em prática até ao final do ano de 2020) de um Plano Estratégico de Médio/Longo Prazo para desenvolvimento do turismo e da dinâmica económica local, tendo como horizonte 2022, pelo que, além das iniciativas mencionadas, haverá outras a divulgar em tempo oportuno.

Objetivos Estatísticos de Campanha
Atendendo às tendências e atuais indicadores, o Município de Bragança traçou como objetivo o aumento do período de Estada Média de quem visita o concelho, visto que este indicador apresenta algumas vantagens consideráveis, tendo em conta o contexto atual. A Estada Média corresponde ao número de dias que o hóspede permanece no local, calculado em função da relação do número de dormidas e do número de hóspedes. Atendendo à dificuldade, imposta pela pandemia, do aumento do número de visitantes (e até ao risco que esse mesmo aumento pode significar em termos sanitários nesta fase), o Município entende como melhor prática, para um turismo mais seguro e rentável para todos os agentes turísticos e respetiva economia circular (restauração, comércio local, artesanato, produtos da terra, entre outros), privilegiar e criar condições para a promoção do aumento da estada média de cada visitante.
Torna-se fundamental priorizar a qualidade em detrimento da quantidade, assim como tomar ações e procedimentos que transmitam segurança ao turista e aos locais.

Não sendo possível inverter, na totalidade, as perdas estimadas para 2020 (face aos últimos quatro meses de estagnação praticamente absoluta do turismo em todo o mundo – dados da OMS indicam que, em 2020, o turismo internacional deverá recuar entre 20 e 30 por cento, sendo que em Portugal se prevê uma diminuição de 7 milhões de entradas internacionais, o equivalente a uma queda de 40 por cento), sobretudo ao nível do número de visitantes e dormidas, pretende-se influenciar e aumentar o tempo de Estada Média de cada hóspede, mitigando, dessa forma, o impacto negativo da pandemia nos índices do turismo local. O Município estima aumentar, em 2022, esse número para 2.5 dias, o que representa uma taxa média de crescimento do triénio (2020-2022) de 15.5 por cento, face aos dados disponibilizados pelo INE (os últimos dados, referentes a 2018, ditam um tempo de estadia na ordem dos 1.5 dias).
A título de exemplo, segundo os últimos dados disponibilizados pelo INE, em 2018, os proveitos das Unidades Hoteleiras de Bragança aumentaram em 6,07 por cento (+200 mil euros), relativamente ao ano anterior. Uma tendência que se vinha a arrastar nos últimos anos e que, desde 2014, obteve um aumento de 83,95 por cento (+1.51M€) e que se vê ameaçada pelo contexto pandémico atual. Esta campanha pretende mitigar esses efeitos, preservando postos de trabalho no concelho e dinamizando a economia local.

Sinopse do Vídeo Promocional: Bragança. Naturalmente!
Numa viagem conduzida pelo protagonista, o modelo internacional brigantino André Costa, a narrativa da campanha desenvolve-se à volta do regresso à sua terra natal e apresenta os motivos para visitar Bragança - viver uma aventura, novas experiências e concretizar sonhos.
Num flashback, o protagonista recupera as memórias e os sonhos de criança e as sensações de as reviver. Percorre a cidade, os equipamentos culturais e os monumentos mais icónicos, testemunhos de um passado com séculos de história, capazes de ficar, também, na memória dos visitantes.
Em contacto com a natureza mais pura e com paisagens surpreendentes, André Costa parte à descoberta de experiências únicas, percorre caminhos ancestrais e sente a autenticidade da terra - um privilégio que também pode fazer parte da história do visitante.
Nas aldeias típicas, verdadeiras guardiãs de tradições, é recebido com sorrisos e em ambiente de festa. Os aromas e sabores ímpares da gastronomia recordam-lhe o espírito de partilha e a arte de bem receber dos brigantinos.
Bragança é apresentada, neste vídeo promocional, como um lugar para criar memórias inesquecíveis.

Curiosidades sobre o vídeo promocional:
• O Município envolveu a comunidade Brigantina nas filmagens do vídeo, contando com a participação, direta e indireta, de cerca de 200 pessoas.
• A nova campanha de turismo do Município de Bragança tem como protagonista um dos rostos mais mediáticos do mundo da moda: o modelo internacional André Costa. Natural de Bragança, conta com uma carreira na área da moda que já o levou a trabalhar com artistas como Ricky Martin, Maluma ou Jennifer Lopez, e a representar marcas como a Dolce & Gabbana.
• A Voz-Off do vídeo é narrada por Vasco Temudo, de 27 anos. O ator foi o único português a participar na afamada série norte-americana “Game of Thrones”, da HBO, seguida por milhões de pessoas em todo o mundo. Participou no papel de Soldado, na 8.ª temporada da série, gravada na Irlanda.

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