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O turismo em Bragança esteve a crescer, até que a pandemia atirou a captação de visitantes para números residuais. Para chamar os turistas de volta, a autarquia está a promover uma campanha de marketing em vários suportes, incluindo um vídeo gravado com a participação de 200 habitantes do concelho, liderados por duas das figuras mais mediáticas de Bragança.A nova campanha de turismo do município de Bragança tem como protagonista o modelo internacional André Costa. Natural da cidade, conta com uma carreira sólida, tendo representado a Dolce e Gabbana e trabalhado com artistas como Ricky Martin ou Jennifer Lopez. O narrador do vídeo é Vasco Temudo, o único ator português a participar na série norte-americana “Game of Thrones”, da HBO.
Numa viagem conduzida por André Costa, a narrativa da campanha desenvolve-se à volta do regresso à terra natal e apresenta os motivos para visitar Bragança. O modelo percorre a cidade, os equipamentos culturais e os monumentos mais icónicos, sempre em contacto com a natureza e paisagens surpreendentes. Nas aldeias, André Costa é recebido com sorrisos e em ambiente de festa.
É neste registo que foi envolvida a comunidade, duas centenas de brigantinos, num vídeo que é um dos suportes da nova campanha de promoção territorial com o objetivo de estimular a retoma do turismo. ‘Bragança. Naturalmente!’ promove-se como um destino “natural, seguro e autêntico”, explica o presidente da Câmara. Hernâni Dias conta que “o objetivo é captar os visitantes nacionais, dando primazia à qualidade do turismo e ao aumento da estada média por visitante”. Intenção que “quer, sobretudo, mitigar o impacto negativo da pandemia nos índices do turismo local e na ocupação hoteleira”.
O município estima aumentar, em 2022, esse número para 2,5 dias, o que representa uma taxa média de crescimento de 15,5 %, face a 2018, quando a estadia média era de dia e meio.
Desde 2014 que o turismo em Bragança, onde está o Parque Natural de Montesinho, estava em alta, apresentando um aumento do número de hóspedes de 45,94%; de dormidas de 38,90% e dos proveitos das unidades hoteleiras de 83,95%, com mais € 1,51 milhões.
Além do vídeo, a campanha prevê outras ações, como a colocação de vários outdoors e painéis digitais em locais estratégicos do país, incluindo as grandes áreas metropolitanas e a colocação de publicidade na rede de autocarros que, diariamente, percorrem as estradas de Portugal.
Amadeu Araújo
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