terça-feira, 28 de julho de 2020

Município de Mogadouro vai criar gabinete de apoio ao emigrante

O protocolo entre a autarquia e a secretaria de Estado das Comunidades foi formalizado na semana passada.
Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades, explica que esta já passou a ser competências dos municípios, mas o protocolo visa promover formação aos técnicos.

“Um protocolo para continuar a dar formação aos técnicos dos municípios, neste caso alargar essa formação às áreas económicas de atracção de investimento e de apoio à exportação e internacionalização das empresas”, referiu.

Todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes tinham já um gabinete com esta função, à excepção de Mogadouro. No entanto a secretária de estado frisou o trabalho que aquele município tem feito junto da comunidade mogadourense na diáspora.

“Mogadouro é um bom exemplo de ligação à diáspora, porque tem uma pequena geminação com uma pequena vila ao lado de Paris que já tem como objectivo a atracção e investimento”, disse Berta Nunes.

O presidente da câmara, Francisco Guimarães, espera em breve, através deste gabinete, poder ajudar emigrantes a investir no concelho.

Os emigrantes poderão contar com benefícios do programa nacional de atracção de investimento da diáspora, que foi aprovado na semana passada em Conselho de Ministros.

O programa quer reforçar o apoio ao regresso de portugueses e lusodescendentes, apoiar o investimento da diáspora em Portugal e contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior. Junta a medidas de apoio já existentes, outras como incentivos próprios e adicionais para investimentos no interior do país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário