Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

“Compre Português” é a plataforma que ajuda produtores na divulgação e entrega de produtos

“Compre Português” é a plataforma da recente Associação “Move4 Portugal” que pretende ajudar na divulgação e distribuição de produtos e bens portugueses, fomentando o comércio e a produção sustentáveis.
A ideia surgiu em plena pandemia quando se começou a verificar que os produtores de menor dimensão estavam com dificuldade em escoar os seus produtos, como explica Manuel Vieira, da Associação:

“Esta associação foi criada muito recentemente mas decorre de um trabalho voluntário que começámos no início da Covid-19. Organizámos um grupo no facebook para divulgar tudo o que se produz com qualidade em Portugal. Sentimos que era a altura certa porque as pessoas estavam a mudar mentalidades e a preferir consumir local, ao invés do exterior. Foi quando começámos a verificar necessidades e percebemos que divulgar não chegava.”

Um grupo que brevemente juntou cerca de 300 mil membros. Contudo, o acesso aos transportes de mercadorias a preços competitivos é um problema para os comerciantes:

“No início de junho testámos com uns sete produtores, maioritariamente de mirtilos e morangos biológicos e dois artesãos. Testámos o sistema de transporte e maioritariamente correu muito bem porque conseguimos fazer transporte a frio, para o dia seguinte, para toda a comunidade europeia, inclusive Reino Unido, por metade dos custos de mercado.” 

O objetivo é criar uma loja global online com permanente acesso e divulgação dos produtos. Ainda assim, há mais ideias a fluir:

“Na última semana de agosto queremos organizar uma feira de artesanato completamente online. Achamos também que conseguiremos fazer uns cabazes antes da época de Natal. O Covid-19 não nos vai largar tão cedo e acreditamos que na Diáspora as pessoas tenham saudades do azeite, do vinho, do bacalhau e que as próprias famílias que estão deste lado se organizam para enviar cabazes.” 

O projeto foi apresentado em Macedo de Cavaleiros, com o apoio do EDRU- Gabinete de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural.

Rui Vilarinho, vereador, salienta a importância destas ações:

“É de extrema importância nesta altura, mas não só, é sempre importante. A economia do nosso concelho assenta no pilar que é a agricultura. Sentimos que os nossos produtores têm alguma dificuldade em escoar os seus produtos, pelo menos a um preço aceitável onde possam rentabilizar o seu trabalho.”

Luciano Peredo é produtor de mel e considera que há muito potencial na iniciativa:

“É uma iniciativa com muito potencial que pode garantir a pessoas que não têm grande capacidade nem estrutura para investir, encontrar uma resposta de escoamento aos seus produtos.

Muito provavelmente vou aderir.” 

“Move4 Portugal” é uma associação sem fiz lucrativos criada por um grupo de voluntários.

O EDRU já havia criado a campanha “Consuma Local”, que tem como finalidade divulgar os produtores locais.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário