segunda-feira, 27 de julho de 2020

“Compre Português” é a plataforma que ajuda produtores na divulgação e entrega de produtos

“Compre Português” é a plataforma da recente Associação “Move4 Portugal” que pretende ajudar na divulgação e distribuição de produtos e bens portugueses, fomentando o comércio e a produção sustentáveis.
A ideia surgiu em plena pandemia quando se começou a verificar que os produtores de menor dimensão estavam com dificuldade em escoar os seus produtos, como explica Manuel Vieira, da Associação:

“Esta associação foi criada muito recentemente mas decorre de um trabalho voluntário que começámos no início da Covid-19. Organizámos um grupo no facebook para divulgar tudo o que se produz com qualidade em Portugal. Sentimos que era a altura certa porque as pessoas estavam a mudar mentalidades e a preferir consumir local, ao invés do exterior. Foi quando começámos a verificar necessidades e percebemos que divulgar não chegava.”

Um grupo que brevemente juntou cerca de 300 mil membros. Contudo, o acesso aos transportes de mercadorias a preços competitivos é um problema para os comerciantes:

“No início de junho testámos com uns sete produtores, maioritariamente de mirtilos e morangos biológicos e dois artesãos. Testámos o sistema de transporte e maioritariamente correu muito bem porque conseguimos fazer transporte a frio, para o dia seguinte, para toda a comunidade europeia, inclusive Reino Unido, por metade dos custos de mercado.” 

O objetivo é criar uma loja global online com permanente acesso e divulgação dos produtos. Ainda assim, há mais ideias a fluir:

“Na última semana de agosto queremos organizar uma feira de artesanato completamente online. Achamos também que conseguiremos fazer uns cabazes antes da época de Natal. O Covid-19 não nos vai largar tão cedo e acreditamos que na Diáspora as pessoas tenham saudades do azeite, do vinho, do bacalhau e que as próprias famílias que estão deste lado se organizam para enviar cabazes.” 

O projeto foi apresentado em Macedo de Cavaleiros, com o apoio do EDRU- Gabinete de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural.

Rui Vilarinho, vereador, salienta a importância destas ações:

“É de extrema importância nesta altura, mas não só, é sempre importante. A economia do nosso concelho assenta no pilar que é a agricultura. Sentimos que os nossos produtores têm alguma dificuldade em escoar os seus produtos, pelo menos a um preço aceitável onde possam rentabilizar o seu trabalho.”

Luciano Peredo é produtor de mel e considera que há muito potencial na iniciativa:

“É uma iniciativa com muito potencial que pode garantir a pessoas que não têm grande capacidade nem estrutura para investir, encontrar uma resposta de escoamento aos seus produtos.

Muito provavelmente vou aderir.” 

“Move4 Portugal” é uma associação sem fiz lucrativos criada por um grupo de voluntários.

O EDRU já havia criado a campanha “Consuma Local”, que tem como finalidade divulgar os produtores locais.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário