A ideia surgiu em plena pandemia quando se começou a verificar que os produtores de menor dimensão estavam com dificuldade em escoar os seus produtos, como explica Manuel Vieira, da Associação:
“Esta associação foi criada muito recentemente mas decorre de um trabalho voluntário que começámos no início da Covid-19. Organizámos um grupo no facebook para divulgar tudo o que se produz com qualidade em Portugal. Sentimos que era a altura certa porque as pessoas estavam a mudar mentalidades e a preferir consumir local, ao invés do exterior. Foi quando começámos a verificar necessidades e percebemos que divulgar não chegava.”
Um grupo que brevemente juntou cerca de 300 mil membros. Contudo, o acesso aos transportes de mercadorias a preços competitivos é um problema para os comerciantes:
“No início de junho testámos com uns sete produtores, maioritariamente de mirtilos e morangos biológicos e dois artesãos. Testámos o sistema de transporte e maioritariamente correu muito bem porque conseguimos fazer transporte a frio, para o dia seguinte, para toda a comunidade europeia, inclusive Reino Unido, por metade dos custos de mercado.”
O objetivo é criar uma loja global online com permanente acesso e divulgação dos produtos. Ainda assim, há mais ideias a fluir:
“Na última semana de agosto queremos organizar uma feira de artesanato completamente online. Achamos também que conseguiremos fazer uns cabazes antes da época de Natal. O Covid-19 não nos vai largar tão cedo e acreditamos que na Diáspora as pessoas tenham saudades do azeite, do vinho, do bacalhau e que as próprias famílias que estão deste lado se organizam para enviar cabazes.”
O projeto foi apresentado em Macedo de Cavaleiros, com o apoio do EDRU- Gabinete de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural.
Rui Vilarinho, vereador, salienta a importância destas ações:
“É de extrema importância nesta altura, mas não só, é sempre importante. A economia do nosso concelho assenta no pilar que é a agricultura. Sentimos que os nossos produtores têm alguma dificuldade em escoar os seus produtos, pelo menos a um preço aceitável onde possam rentabilizar o seu trabalho.”
Luciano Peredo é produtor de mel e considera que há muito potencial na iniciativa:
“É uma iniciativa com muito potencial que pode garantir a pessoas que não têm grande capacidade nem estrutura para investir, encontrar uma resposta de escoamento aos seus produtos.
Muito provavelmente vou aderir.”
“Move4 Portugal” é uma associação sem fiz lucrativos criada por um grupo de voluntários.
O EDRU já havia criado a campanha “Consuma Local”, que tem como finalidade divulgar os produtores locais.
Escrito por ONDA LIVRE
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