quarta-feira, 29 de julho de 2020

Uma rota de fazer e chorar por mais

A forma como fazemos férias mudou. Porém, a vontade de as fazer não diminuiu. E porque não uma roadtrip pelo nordeste transmontano? Boa comida, paisagens de cortar a respiração e boas receções são a promessa para quem se aventurar a fazer férias "cá dentro".

Mais do que nunca é importante descobrir e redescobrir os cantinhos do nosso país. E a verdade é que opções não faltam para rechear o seu verão de coisas para fazer e de sítios para descobrir. A Rota da Terra Fria Transmontana é um desses exemplos.

Um circuito turístico de quase 500km ao longo dos concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro que atravessa dois parques naturais e que está integrado na Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica. Desde praias fluviais até parques, restaurantes e museus, muito há para contemplar - e aproveitar.

A rota pode ser percorrida de várias formas: de carro, de bicicleta ou até mesmo a pé. Todas elas têm os seus pontos fortes, e o que interessa realmente é ir. Quanto ao tempo que poderá demorar, vai mesmo depender de si.

Com mais ou menos pressa, a verdade é que terá à sua frente uma viagem inesquecível cheia de sítios e pessoas para conhecer. O bom desta rota é que ela não tem nem um início nem um fim definido, sendo que pode iniciá-la em qualquer uma das onze Portas do Troço - Quintanilha, Avelanoso, Constantim, Sendim, Mogadouro, Algoso, Salsas, Zoio, Sobreiró de Cima, Moimenta e Rio de Onor -, articulações do circuito com os principais eixos locais da rede nacional de estradas.

Um mundo na palma da mão
Para ajudar a escolher e até a "navegar" a Rota da Terra Fria Transmontana, existem as Portas da Rota, locais especificamente desenhados para prestar auxílio e informação localizados nas 5 sedes de concelho. Mas existe muito mais, a começar pelos inúmeros guias que pode descarregar no site da Rota. Através dos guias dos Troços ou até mesmo do ebook da Rota da Terra Fria, poderá ficar a conhecer ao pormenor alguns dos locais e das experiências que aguardam a sua visita, bem como a sinalização da rota que assegura que se encontra sempre no melhor caminho. E para tornar essa visita ainda mais prática, está disponível uma prática app para smartphone, para que em caso de dúvida, possa ter na palma da sua mão toda a informação essencial sobre o troço que está a percorrer. Caso contrário, pode dar de caras com a Mamoa de Donai e nem perceber que para além do nome curioso, ela também tem um papel histórico muito relevante!

Dentro da Rota, uma escapadinha.
A Rota da Terra Fria Transmontana criou uma rede colaborativa com mais de 50 aderentes das áreas de alojamento, restauração e animação turística e com eles organizou a oferta, tendo criado programas turísticos (escapadinhas da Rota) associados a cada estação do ano. Atualmente está em vigor a escapadinha de verão. E, como o nome indica, esta escapadinha foi pensada ao pormenor para que possa aproveitar esta altura do ano da melhor forma. Se é adepto do ar livre e desportos radicais, aqui vai poder encontrar experiências como BTT, todo-o-terreno, escalada e canoagem. Se, por outro lado, está à procura de algo mais sossegado, também há algo para si! Desde cruzeiros no rio Douro a passeios de burro e trilhos pedestres, há muito por onde escolher.

E porque há mesmo muito para se conhecer e fazer nesta Terra Fria Transmontana, pode ainda enriquecer a sua escapadinha com visitas a centros históricos, museus, centros de interpretação ou simplesmente passeios pelas aldeias e vilas acompanhados pela simpatia dos artesãos locais.

Seja qual for a sua escolha, esta é, sem dúvida, uma experiência que não pode deixar de viver.

Não há nada melhor do que estes tesouros transmontanos, escondidos no meio da natureza, de portas abertas para o receber! Por isso, já sabe: reserve alguns dias de férias, combine com a família ou amigos e atreva-se a conhecer o que Portugal tem de melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário