𝙊 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞́𝙥𝙞𝙤 𝙙𝙚 𝘽𝙧𝙖𝙜𝙖𝙣𝙘̧𝙖, 𝙖̀ 𝙨𝙚𝙢𝙚𝙡𝙝𝙖𝙣𝙘̧𝙖 𝙙𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙖𝙘𝙤𝙣𝙩𝙚𝙘𝙚𝙪 𝙚𝙢 2020, 𝙘𝙚𝙙𝙚𝙪 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙪𝙩𝙖𝙙𝙤𝙧𝙚𝙨 𝙖 167 𝙖𝙡𝙪𝙣𝙤𝙨 𝙙𝙤 1.º 𝘾𝙞𝙘𝙡𝙤 𝙙𝙤 𝙀𝙣𝙨𝙞𝙣𝙤 𝘽𝙖́𝙨𝙞𝙘𝙤 𝙙𝙚 𝙀𝙨𝙘𝙤𝙡𝙖𝙨 𝙋𝙪́𝙗𝙡𝙞𝙘𝙖𝙨 𝙙𝙤 𝘾𝙤𝙣𝙘𝙚𝙡𝙝𝙤, 𝙥𝙤𝙨𝙞𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙣𝙤 𝙚𝙨𝙘𝙖𝙡𝙖̃𝙤 1 𝙙𝙤 𝙖𝙗𝙤𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙛𝙖𝙢𝙞́𝙡𝙞𝙖, 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙥𝙤𝙨𝙨𝙖𝙢 𝙖𝙨𝙨𝙞𝙨𝙩𝙞𝙧 𝙖 𝙖𝙪𝙡𝙖𝙨 𝙖̀ 𝙙𝙞𝙨𝙩𝙖̂𝙣𝙘𝙞𝙖.
Esta medida, que visa proporcionar igualdade de oportunidades no acesso à educação a alunos que não possuem meios próprios, resulta do empréstimo de 61 equipamentos (adquiridos pelo Município de Bragança ao longo dos últimos anos) que se encontravam alocados aos Agrupamentos de Escolas, bem como da aquisição de 68 computadores e 152 Router 4G para conectividade da banda larga, em 2020, aquando da primeira suspensão do ensino presencial devido à pandemia. Um custo de 30.862 euros suportado pelo Município de Bragança.
Este ano, com a “renovação” da modalidade de ensino à distância, além de ceder os 68 equipamentos portáteis e 152 Router, o Município de Bragança investiu, ainda, mais de 5.500 euros na reativação dos serviços de Internet Móvel nos cartões dos Router 4G para conectividade da banda larga por um período previsível de três meses.
Também em 2020, o Município de Bragança procedeu à aquisição de Recursos Tecnológicos de Apoio à Promoção da Leitura e da Escrita - Laboratórios móveis de leitura para os alunos da Escola Básica e Secundária Miguel Torga e da Escola Básica de Izeda, que representou um custo de 16.063 euros, e que permite que mais 38 alunos, que não possuem equipamento pessoal para assistir as aulas síncronas, possam “frequentar” o ensino à distância.
Trata-se de uma ação que surgiu no âmbito do “Projeto Piloto – Prevenir para Melhorar Bragança”, integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), com vista a complementar o equipamento adquirido no âmbito dos projetos supraconcelhios e disponibilizado aos agrupamentos de escolas do Concelho de Bragança pela CIM-TTM.
Sem comentários:
Enviar um comentário