Uma medida resultante do protocolo de colaboração celebrado hoje, dia 15 de fevereiro, com a Associação de Criadores de Gado de Bragança, que visa a execução do Programa Sanitário anual, aprovado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, e que compreende as ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina e dos pequenos ruminantes (ovinos e caprinos). No total, serão abrangidos 2.100 bovinos com idade superior ou igual a 2 anos e 22.330 pequenos ruminantes (jovens e adultos).
Ao assumir os custos relacionados com a vacinação animal, o Município de Bragança pretende apoiar os criadores e produtores pecuários do Concelho de Bragança, reduzindo o seu impacto negativo na rentabilidade das explorações e, de forma especial, no presente ano, mitigando os efeitos da pandemia COVID-19 nas vendas de carne, devido ao encerramento temporário das unidades de restauração, com dificuldades acrescidas para os criadores no escoamento dos produtos, com os consequentes prejuízos financeiros, contribuindo, ainda, para a coesão territorial. Visa, também, fomentar a produção animal, a atividade económica e o desenvolvimento local, bem como contribuir para a saúde e a salubridade públicas.
Saliente-se de que a comparticipação municipal no programa de sanidade resultante do presente protocolo destina-se, unicamente, às ações de profilaxia médica e sanitária a executar nos efetivos animais dos associados da Associação de Criadores de Gado de Bragança legalmente registados no concelho de Bragança.
Sem comentários:
Enviar um comentário