Foi a CIM com mais candidaturas na região Norte.
Segundo a directora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em causa está um investimento de mais de 21 milhões de euros. O número de candidaturas “superou as expectativas” o que, para Carla Alves, “demonstra muito interesse pela agricultura” e é “revelador de um dinamismo muito importante para a região”.
Das candidaturas submetidas, “a maioria das candidaturas está direccionada para a plantação de frutos de casca rija e secos, como a amêndoa, a noz e a castanha, em segundo lugar temos a questão da olivicultura e em terceiro lugar, em número de candidaturas, aparece a pecuária, com os bovinos”.
Quanto ao financiamento, a directora da DRAP Norte explica que será atribuído de forma faseada e consoante os investimentos do jovem agricultor.
“Conforme [o jovem agricultor] vai fazendo os investimentos vai nos enviando os pedidos de pagamento e nós vamos verificar se as obras estão feitas, ou se adquiriu determinada alfaia, ou aquilo a que se propôs fazer. São sempre objecto de pelo menos de duas visitas de controlo. Depois de ter feito a instalação como jovem agricultor recebe a última parte do prémio”, explicou a directora da DRAP Norte.
Em todo o país foram submetidas 727 candidaturas, com um investimento total previsto de 140 milhões de euros, para apoiar a instalação de jovens agricultores nos territórios de baixa densidade. Em breve sairá o resultado das candidaturas.
Sem comentários:
Enviar um comentário