Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Mirandela incuba 11 empresas criando 30 postos de trabalho

 A Câmara Municipal de Mirandela e Associação Comercial têm garantido uma gestão eficiente do Centro de Apoio à Criação de Empresas, CACE – Ninho de Empresas, incubando, desde 2019, o total de 11 empresas e criando 30 postos de trabalho.

Com o protocolo de Contrato Programa celebrado em 2019, entre a Câmara Municipal de Mirandela e a Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), que atribui a gestão e dinamização do Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor (GAEE) à Associação Comercial e Industrial de Mirandela foi promovida uma estratégia conjunta pelas duas Instituições para implementar um plano de redinamização empresarial do Ninho de Empresas como aposta no combate à crise, um estímulo ao investimento das empresas do concelho e consequentemente uma forma de manutenção e criação de postos de trabalho.

É ainda de referir que a Incubação de 8 empresas e regularização de 3 situações, permitiu, desde 2019, a criação de 30 postos de trabalho.

O Ninho de Empresas, atualmente designado por TUASTART, sediado na Zona Industrial – Rua A, 5370-565 Mirandela, é um espaço que tem por finalidade promover a criação de empresas a nível local e regional, proporcionando a novas empresas, nos primeiros anos de funcionamento, um espaço físico para o exercício da sua atividade.

Esta ajuda é complementada por diversos apoios técnicos e pelo acompanhamento das empresas instaladas, visando a sua consolidação e a criação de condições para uma afirmação no exterior, após a saída do Ninho de Empresas.

O Ninho de Empresas, também conhecido por CACE, é uma plataforma empresarial do IEFP inaugurada em 1996, cuja tutela passou para a Câmara Municipal em 2013 ao abrigo de um protocolo de colaboração e comodato entre o IEFP e o Município de Mirandela, cujas candidaturas são regulamentadas ao abrigo do Regulamento Municipal TUASTART e elaboradas pelo Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor na Associação Comercial e Industrial de Mirandela.

Atualmente o CACE é uma entidade acreditada pelo IAPMEI, na avaliação e reconhecimento da competência para apoio à instalação/incubação de projetos de empreendedorismo e de autoemprego.

Os promotores beneficiam do apoio logístico e técnico da Incubadora de Empresas que é constituída por 17 pavilhões com cerca de 150 metros quadrados, sala de Formação, um espaço de restauração/cafetaria, WC´s públicos e Parque de Estacionamento.

A gestão do CACE está tutelada por uma parceria conjunta do IEFP (que tutela toda a área de Formação Profissional e ainda alguns pavilhões) e a Câmara Municipal de Mirandela.

Candidaturas ao CACE

Podem apresentar candidatura ao Ninho de Empresas pessoas singulares e coletivas. Os projetos de criação de empresas a instalar no Ninho devem reunir as seguintes condições de acesso:

Demonstrar viabilidade técnica, económica e financeira;

Garantir a criação de emprego estável e serão priorizadas as candidaturas que assegurem criação de emprego qualificado;

Adequar-se aos objetivos do Ninho de Empresas e às instalações disponíveis. As candidaturas para a criação de empresas a instalar no Ninho de Empresas devem garantir que a gestão da empresa a criar seja, de facto, exercida por, pelo menos, um dos promotores do projeto.

As candidaturas são elaboradas pelo Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor da Associação Comercial e Industrial de Mirandela que depois elabora o parecer técnico para submeter à apreciação da Câmara Municipal de Mirandela.

Sem comentários:

Enviar um comentário