segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Careto’s Swim Challange vai ter segunda edição em outubro no Azibo

 Dois dias dedicados a nadar e conviver.


Resume-se assim o I Caretos’s Swim Challange, que durante o fim de semana trouxe 47 nadadores à Albufeira da Azibo.

Entre eles esteve Angélica André, a única portuguesa que participou nos Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade de águas abertas, onde ficou em 17º lugar, igualando o melhor resultado já conseguido por Portugal. E embora a experiência tenha sido gratificante, a atleta queria ter chegado mais longe:

“Queria mais até porque a maneira como eu estava a treinar nos dias antes apontava que poderia ter tido um melhor resultado.

Dei o melhor que pude, a prova ainda tem um sabor agridoce, mas igualar o melhor resultado de sempre nas águas abertas é muito bom.”

A ligação da atleta olímpica à natação já vem desde os três anos, tendo arrecadado vários títulos nacionais em natação de águas abertas e piscina. No Azibo esteve este fim de semana pela primeira vez e diz ver nestes encontros sem caráter competitivo uma mais-valia:

“Enquanto atletas, quando temos uma competição, nunca temos muita oportunidade de deslumbrar o sítio onde estamos, por isso este é um evento único.”

Neste I Careto’s Swim Challange o objetivo foi juntar amantes da modalidade de natação em águas abertas, de diferentes idades, para dois dias de descontração.

Entre eles encontramos Ricardo Fernandes, do clube Natação de Valongo, que veio pelo convívio e para desfrutar da região:

“Somos um grupo grande de amigos que se conhecem há muito tempo e representam vários clubes, mas que do ponto de vista turístico e de convívio, encontramo-nos nestes eventos.

Sou atleta federado, tal como a maior parte das pessoas que estão aqui. 

Pratico natação em águas abertas quase desde o início e é uma modalidade que tem crescido, com o número de participantes a aumentar de forma exponencial.”

O evento foi organizado pela Master Swim Tours, que cria encontros em que o objetivo é nadar e conhecer a cultura de cada localidade.

Por isso, nesta passagem pelo concelho de Macedo, além de aproveitar o Azibo, os participantes passaram por Podence, considerada a aldeia mais colorida de Portugal, e pela Estação de Biodiversidade de Santa Combinha.

E há já uma segunda edição do encontro prevista para outubro, deixa saber Carlos Gonçalves, da organização:

“A Master Swim Tours é uma marca que se dedica à organização de eventos em sítios emblemáticos.

Entendemos que a Albufeira do Azibo tem isso, é um espaço de água tremendo ideal para a prática de natação em águas livres. Tem água cristalina e a temperatura é excelente para a modalidade.

Juntamos um grupo de pessoas interessadas, que amam nadar e, simultaneamente, estarmos aqui significa podermos conhecer também um pouco da cultura e tradições da região. O programa é recheado por mais atividades culturais.

Penso que estão reunidos os requisitos para que estas pessoas que estão aqui hoje possam voltar mais tarde, trazer as famílias e amigos, para que cada vez mais venha gente à região.

Já temos marcado um novo evento para 2 e 3 de outubro, sempre na vertente lúdica. Até lá o número de inscrições vai seguramente aumentar e queremos realmente dinamizar esta parte da região transmontana.”

O Azibo a ser palco do I Careto’s Swim Challange, que trouxe pessoas de vários pontos do país ao concelho durante o fim de semana.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário