Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de maio de 2023

Câmara de Bragança quer ver reforçados recursos humanos nos serviços públicos

 O município de Bragança quer que sejam colmatadas as falhas que há no que toca ao atendimento público


Considerando que os serviços públicos são essenciais para garantir o acesso da população a serviços básicos, como a saúde, educação, segurança e transporte, o município pede urgência, ao Governo, na criação de soluções. O presidente da câmara, Hernâni Dias, diz que há situações que não fazem sentido. “Neste momento, há algum défice ao nível dos serviços públicos, de atendimento das pessoas. Sem dúvida nenhuma que é imperioso que haja alguma solução, que venha colmatar as debilidades sentidas, no sentido de garantir que as pessoas são devidamente atendidas. Não é possível que, numa altura em que todos trabalhamos muito com as novas tecnologias, se verifiquem estas dificuldades, em determinado tipo de serviços. Isto é uma correcção que tem que existir. Por outro lado é importante dotar esses serviços de mais recursos humanos, no sentido de garantir a chamada coesão territorial, alocando pessoas de outros pontos do país, para os territórios do Interior, fazendo com que aqui haja mais pessoas, dando a dinâmica que é necessária para o desenvolvimento destes territórios e, ao mesmo tempo, satisfazendo a necessidade da população”.

Decidiu-se, por isso, em Assembleia Municipal, solicitar ao Governo a alocação de serviços públicos de qualidade e criação de novos programas para incentivar a permanência de profissionais no Interior. Assim, será enviada uma moção para o Primeiro Ministro, Presidente da República, vários ministros, nomeadamente das Finanças, Saúde, Justiça e Coesão Territorial, bem como aos deputados eleitos por Bragança. Hernâni Dias diz que há carências em várias áreas. “Acho que é sabido, por exemplo, ao nível da saúde, algumas carências que existem em algumas especialidades. E algumas entidades e instituições públicas não têm, de facto, recursos humanos para garantir o atendimento, sendo que já se processa o atendimento em dias específicos. As pessoas querem ir lá num determinado dia e não podem aceder àquele local porque não o é possível naquele momento e tem que ser depois marcada uma nova data”.

O presidente lembrou que há muitos assuntos que podem ser resolvidos on-line, não necessitando da deslocação a estes espaços, onde faltam recursos humanos, mas há diversas pessoas que não têm Internet ou não têm conhecimentos para resolver algumas questões. “Tenho conhecimento, como toda a gente tem, de algumas situações caricatas, numa altura em que todos nós temos acesso a imensas coisas sem termos que nos deslocar. Mas há questões que temos que ter em atenção porque há muita gente que não tem condições nem pode para poder usar as novas tecnologias. E não tem que ser uma obrigatoriedade”.

A tesouraria das Finanças de Bragança é um exemplo do que Hernâni Dias relata. Está a funcionar apenas uma vez por semana, em dias específicos, e as pessoas são obrigadas a fazer marcação prévia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário