Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Cereja de Alfândega da Fé pode ser IGP ainda este ano

 Já falta pouco para a de Alfândega da Fé ter a certificação IGP- Indicação Geográfica Protegida


O processo já vem a ser tratado pela cooperativa agrícola há pelo menos cinco anos, mas nunca chegou a vias de facto. Luís Jerónimo está agora à frente da entidade e decidiu avançar com o processo. Garante que ainda este ano vão conseguir o selo.

“Em principio, este ano, iremos ter já a IGP da cereja de Alfândega da Fé. É um assunto que já há algum tempo a cooperativa tem vindo a tratar e possivelmente este ano vamos ter o reconhecimento. O processo já está junto da DGADR- Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, para emitirem o parecer final”, adiantou.

O presidente da cooperativa acredita que esta certificação vai ser benéfica para os produtores de Alfândega da Fé, atraindo novos mercados. Para os agricultores adquirirem a certificação IGP devem cumprir determinados critérios.

“Os produtores têm que entrar em contacto com a cooperativa e mediante as condições que estão no caderno de encargos, desde que cumpram os requisitos e pertençam à região demarcada, é só requisitar a certificação”, explicou.

O processo tendo vindo a ser desenvolvido pela Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, em articulação com o Município e a Associação Qualifica.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário