Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Miranda do Douro: Há 478 anos que é sede de diocese

 No Domingo, dia 21 de maio, Miranda do Douro vai comemorar 478 anos de elevação a sede de diocese, um acontecimento ocorrido a 22 de maio de 1545, que é visto pela igreja local como uma data histórica que é justo celebrar e perpetuar.


A comemoração dos 478 anos de elevação de Miranda do Douro a sede da diocese, é uma iniciativa da unidade pastoral de Santa Maria Maior, em cooperação com a município de Miranda do Douro e que conta com o apoio do Museu da Terra de Miranda.

De acordo com o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, a celebração do 478º aniversário é uma questão de justiça, dado que é uma prática comum em todas as dioceses.

“Há vários anos que tinha a intenção de assinalar a data da fundação da diocese, pois é um acontecimento histórico, não só para Miranda do Douro, mas também para toda a diocese. No ano passado, em colaboração com o município, iniciámos esta comemoração e este ano vamos dar-lhe continuidade”, explicou.

Do lado do município de Miranda do Douro, a presidente, Helena Barril, realçou que a fundação da diocese é uma das datas mais significativas da história da cidade de Miranda do Douro e por conseguinte do vasto território que continua a ser a diocese transmontana.

“O município de Miranda do Douro associou-se desde logo a esta iniciativa da unidade pastoral de Santa Maria Maior e ao seu impulsionador, o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, para que juntos consigamos perpetuar a memória da fundação da diocese e sublinhar a importância que Miranda do Douro teve e continua a ter na história da igreja local”, disse.

Referindo-se à mudança da sede da diocese para Bragança, a autarca de Miranda do Douro acrescentou que para os mirandeses, o nome da diocese será sempre “Miranda – Bragança”.

O programa da comemoração dos 478 anos da diocese inicia-se no Domingo, dia 21 de maio, com o repicar dos sinos em todas as igrejas do concelho. Às 10h30 ocorre a concentração dos estandartes paroquiais, para dar início ao desfile até à concatedral. Às 11h00 vai celebrar-se a Eucaristia. A comemoração do 478º aniversário da diocese termina com um almoço convívio.

Segundo reza a história, a antiga “Diocese de Miranda” pertenceu à Arquidiocese de Braga. A 22 de Maio de 1545, o Papa Paulo III, a pedido do Rei D. João III, criou a diocese de Miranda do Douro, constituída pelos arciprestados de Miranda do Douro, Bragança, Lampaças, Mirandela e Monforte.


Dois séculos mais tarde, a 5 de Março de 1770, o Papa Clemente XIV, desmembrou a diocese em duas: a diocese de Miranda, confinada ao arciprestado do mesmo nome e a de Bragança, formada pelos outros quatro arciprestados.

A divisão durou apenas dez anos, já que a 27 de Setembro de 1780, o Papa Pio VI, pela Bula Romanus Pontifex, reuniu as dioceses de Miranda e de Bragança numa só, com sede em Bragança.

Mais recentemente, no dia 27 de Maio de 1996, a Santa Sé concedeu a designação de Bragança-Miranda.

Esta diocese tem 6.599 km2 de superfície e é a quarta diocese mais extensa do país. No censos de 2021 registava uma população de 122.804 habitantes.

Desde fevereiro de 2022, a diocese de Bragança-Miranda está em sede vacante e a aguardar a nomeação de um novo bispo, depois D. José Cordeiro ter transitado para a arquidiocese de Braga.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário