Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Município de Mogadouro quer criar parceria com a Cruz Vermelha para levar cuidados de saúde a casa das pessoas

 A câmara está agora em conversações com a Cruz Vermelha. Espera que ainda este ano as pessoas possam já ter médico e enfermeiro ao domicílio. A viatura já foi adquirida


Se as pessoas não vão aos cuidados de saúde, os cuidados de saúde vêm até si. Este é o principal objectivo de um projecto que o município de Mogadouro quer implementar. Num concelho com cerca de 11 mil habitantes, a maioria já idosos, a deslocação ao centro de saúde pode ser penosa, até pela distância de algumas aldeias ao centro da vila. Por isso, um médico e um enfermeiro vão poder deslocar-se a casa das pessoas, explica o autarca Antónimo Pimentel. “No fundo, pretendemos levar a saúde às pessoas. Para isso, iremos disponibilizar uma viatura com um médico e um enfermeiro, que possam elaborar um programa de assistência junto do cidadão”.

A vila de Mogadouro não tem hospital. Tem apenas um centro de saúde que está aberto apenas das oito da manhã às oito da noite, de segunda a sexta-feira. O presidente da câmara considera que esta é também uma forma de aliviar a afluência ao centro de saúde. “Pretendemos, de certo modo, aliviar o centro de saúde. Há pessoas que lá vão, por exemplo, fazer penso. Isso pode ser feito na própria residência, desde que o carro esteja devidamente equipado com o material necessário”.

A câmara pretende estabelecer um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa. A viatura já está adquirida, falta agora a parte burocrática. “Eu estou a contar que ainda no decurso deste ano seja implementado. Já temos a viatura. Estamos a estudar a questão, como o fazer. Estamos a dialogar com a Cruz Vermelha. Gastaremos aquilo que for necessário para implementar o serviço”.

Desta forma, o município pretende aproximar os cuidados de saúde da população, com um médico e um enfermeiro a deslocarem-se às casas dos doentes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário