A facilidade em resolver questões, como a renovação da carta de condução e do cartão de cidadão, sem filas e sem complicações, atrai várias pessoas ao espaço.
Quem garante que está a ser um sucesso é o próprio presidente da câmara, Eduardo Tavares. Ontem, na inauguração, assumiu que o serviço vem complementar o Balcão Móvel.
“É um serviço que vem complementar o Balcão Móvel, que já está a funcionar há cerca de quatro anos, e tem sido uma extraordinária experiência para o município, mas também para os nossos munícipes. Queremos olhar para este serviço como uma mais-valia, onde acorrem, por dia, muitas pessoas, para a chave digital, a carta de condução, a renovação do cartão de cidadão, a alteração da morada”, disse.
Presente na inauguração esteve o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa. Mário Campolargo disse que o Espaço Cidadão prova duas coisas muito interessantes.
“Por um lado temos uma estratégia de simplificação dos serviços públicos, para que sejam mais facilmente utilizáveis e digitalizamo-los, com o apoio das autarquias locais. Para não deixarmos ninguém para trás abrimos este Espaço do Cidadão. São tão importantes aqui como noutros sítios, mas mais aqui, porque as pessoas que têm que tratar de assuntos e não tenham competência, ou não tem os equipamentos, ou não se sintam confortáveis para ter acesso à administração pública através dos próprios meios, têm aqui um serviço”, referiu.
E questionado sobre a instalação do 5G, sendo que vários autarcas da região reclamaram que se começasse o processo por aqui, por existirem várias zonas onde nem rede móvel há, o governante disse que nenhum ponto do país será esquecido.
“Temos que garantir que o 5G chegue a todas as zonas do país e nós com o apoio dos fundos europeus e no contexto do PRR vamos lançar um concurso muito proximamente para que todas as zonas do país sejam cobertas. Estamos a falar de mais de 150 milhões de euros que estão já previstos par afazermos esse esforço. Só ainda não o conseguimos fazer porque temos que esclarecer junto da Comissão Europeia que não há aqui uma ajuda do Estado, que é verdadeiramente um necessidade, para não deixar ninguém para trás”, adiantou.
O Espaço Cidadão, em Alfândega da Fé, já tem seis meses mas foi ontem inaugurado. Situa-se na câmara municipal.
Sem comentários:
Enviar um comentário