Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 2 de julho de 2023

"Única artista viva." Obra de Graça Morais vai estar em exposição no Museu do Homem, em Paris

 A exposição vai estar aberta ao público de 17 de novembro de 2023 até maio do próximo ano.

Graça Morais revela que o quadro selecionado foi também aquele que lhe abriu "as portas dos melhores museus do Brasil"© Paulo Alexandrino/Global Imagens (arquivo)

A propósito dos 15 anos do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM), em Bragança, festejados esta sexta-feira, a pintora portuguesa revela à TSF que em novembro vai participar na exposição "Da gruta ao museu: reinventar a arte rupestre", no Museu do Homem, em Paris, França.

A exposição vai estar aberta ao público de 17 de novembro de 2023 até maio do próximo ano e, para Graça Morais, esta é uma "participação muito importante" sobretudo porque é a "única artista viva escolhida".

"Para mim é uma honra e fiquei muito feliz por ser escolhida, porque sou a única artista viva escolhida e mais outro artista homem, que também faz parte da nossa contemporaneidade", confessa.

Rodeada de outros "grandes artistas", a pintora não esconde o entusiasmo que sente por poder fazer parte de uma "exposição tão importante para o mundo". Ao indicar o retrato que vai ter em exposição, Graça Morais revela que o quadro selecionado foi também aquele que lhe abriu "as portas dos melhores museus do Brasil".

Maria 1982 "foi uma obra que eu fiz no Vieiro, no grande isolamento, a partir de uma mulher chamada Maria, que morreu recentemente, e realmente é o retrato dela como mistura de animais e aquelas metamorfoses que eu tenho feito ao longo dos anos, porque nós, seres humanos, somos uma grande metamorfose do mundo", avança.

Maria 1982© Reprodução CACGM

O aniversário do CACGM é assinalado com visitas guiadas às exposições da artista, com um colóquio e um concerto pela Orquestra de Cordas do Conservatório de Música e Dança de Bragança.

Inaugurado em 2008, o CACGM é um projeto arquitetónico notável, concebido pelo arquiteto Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker em 2011.

O Centro promove uma grande dinâmica, com exposições temporárias de artistas de renome nacional e internacional, além de apresentar coleções de Arte Contemporânea resultantes de parcerias com instituições de destaque.

Com sete salas dedicadas à obra da pintora Graça Morais, o CACGM oferece um programa expositivo em constante renovação, complementado por iniciativas pluridisciplinares com programas educativos, oficinas de arte, concertos, performances e atividade editorial.

Sem comentários:

Enviar um comentário