O Município de Macedo de Cavaleiros já tem em funcionamento a primeira edição do Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves, que decorre no Centro de Competências Aeronáuticas criado pela autarquia no heliporto municipal. “É mais um passo rumo à criação de um cluster aeronáutico no concelho”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
O curso, ministrado pela ATCentro – Centro de Formação Aeronáutica, arrancou com cerca de uma dezena de formandos, oriundos de vários pontos do País. “É um reflexo das necessidades que existem ao nível da formação nesta área e do potencial que esta formação tem”, acrescenta o autarca. Para Benjamim Rodrigues, “o curso está a fazer o seu caminho e, com o evoluir do tempo, acredito, irá atrair cada vez mais formandos”.
É, de acordo com o autarca, um passo importante rumo ao objetivo delineado e que passa pela criação de um cluster aeronáutico no concelho, constituindo-se como “uma referência para toda a região do Nordeste Transmontano, para Portugal, bem como, em Espanha, para a Galiza e Castela e Leão”, frisa.
O Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves tem a duração de 2.400 horas (cerca de dois anos), compreendendo a vertente prática e teórica; e habilita para a profissão de Técnico de Manutenção de Aeronaves, categoria B1.3 – helicópteros de turbina.
O curso surge na sequência do investimento realizado pelo Município de Macedo de Cavaleiros com vista à modernização do Heliporto Municipal e consequente criação de um Centro de Meios Aéreos e Proteção Civil. Inaugurado em fevereiro deste ano, a infraestrutura alberga os serviços municipais de Proteção Civil, bem como os serviços de meios aéreos e de socorro e emergência médica, com condições reforçadas e melhoradas.
“Os investimentos que fizemos no passado recente, designadamente na área da aeronáutica, foram acertados e já estão a ter reflexos efetivos no nosso concelho, sobretudo ao nível da criação de emprego, bem como da atração de novas empresas”, sustenta o presidente da Câmara. Facto que, acredita Benjamim Rodrigues, terá também reflexos, a médio prazo, “na atração e fixação de jovens no nosso concelho”.
Sem comentários:
Enviar um comentário