“Mantos de Veludo”, da autoria do artista plástico Nogueira de Barros, foi criada de propósito para ser mostrada em Macedo e nasceu durante o confinamento, conta o autor:
“Esta exposição foi inspirada na natureza, são trabalhos em grande formato, nos quais uso técnicas de fotografia e acrílicas aguadas. O que decora é mesmo a flor, a planta e a natureza.
Temos de estar aqui, contemplar a obra, vê-la, observá-la, respirar e depois a peça começa a falar connosco.
Este trabalho surgiu na época da pandemia de Covid-19. Como fiquei muito tempo fechado, passava muito tempo a passear, e como tinha tempo a mais comecei a observar a natureza, as flores, os fungos, todas as cascas das árvores e então comecei a ouvir o pormenor da natureza.
A partir daí comecei a ter inspiração e parti para o papel e para as telas.”
Pertencendo o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros à Rede Nacional de Arte Contemporânea, esta é mais uma exposição que traz peças de um artista conceituado à cidade, refere a curadora da exposição, Inês Falcão:
“O Centro Cultural passou a pertencer à Rede de Arte Contemporânea e, como tal, nós temos de ter a preocupação de trazer artistas de renome nacional e internacional.
É o caso do Nogueira de Barros que tem já um conhecimento muito elevado e, por isso, precisamos de o mostrar.
Os macedenses também têm de ter sensibilidade para observar esta obra que é extremamente fácil de interpretar, se estiverem atentos e se, no fundo, entrarem dentro de cada peça.
Acho que tentamos dar sempre o melhor aqui no Centro Cultural.”
Com a chegada do outono, os eventos culturais regressam ao Centro Cultural.
O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Rodrigues, diz que o objetivo é trazer a Macedo artistas que marquem a diferença, em diferentes vertentes artísticas:
“Fazemos um esforço para que possamos ter um programa diversificado nas várias manifestações de arte para o público macedense e para quem nos visita.
Entrámos agora no período de outono/inverno que é mais propício a este tipo de exposições em ambiente fechado.
Esperamos sempre trazer não só artistas com performances musicais mas também de pintura e escultura, que marquem a diferença, como é este caso.
Procuramos trazer uma agenda mais rica para o nosso público que gosta da cultura.”
A exposição “Mantos de Veludo” pode ser visitada no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até 12 de janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário