terça-feira, 24 de outubro de 2023

DE OLHÃO!

Por: José Mário Leite
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

No passado dia 18 de outubro estive em Faro, na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, em representação e a pedido da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud, Doutora Leonor Beleza. Participei, juntamente com representantes de várias outras entidades, numa reunião agendada pela Comissão de Avaliação Externa da A3ES (Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) para ouvir os parceiros institucionais envolvidos no Mestrado Integrado em Medicina.
Para além da Fundação Champalimaud, estavam representados, entre outros, o ABC (Algarve Biomedical Center), o Hospital Particular do Algarve, o INEM (Delegação Regional do Algarve), a ARS do Algarve e a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve). A primeira a ser ouvida pela Presidente da Comissão de Avaliação, foi, precisamente, esta última. Quis saber, diretamente do poder político regional, qual a relevância, para a região, da existência deste curso naquela Universidade. O Presidente da AMAL, António Pina, não esteve com meias palavras.
O Mestrado Integrado de Medicina é, em termos absolutos e relativos, da maior importância para o território algarvio. Não escondeu os diversos problemas que ainda persistem na região, desde a dramática falta de recursos hídricos, a sua quota na nacional falta de habitação, até à crónica necessidade urgente de melhorar as acessibilidades, mas é a formação de médicos que lidera as preocupações dos autarcas. É um fator de desenvolvimento e prestígio, atrai estudantes e professores de grande qualidade, mas, acima de tudo, porque mais de cinquenta por cento dos licenciados acabam por se fixar no reino dos Algarves. Tanto assim que, apesar da crónica falta de recursos financeiros para acudirem a tantas e urgentes necessidades aquela organização supramunicipal liderou um movimento que mobilizou mais de 1.000.000€ (um MILHÃO de euros) para apoiar e reforçar a formação local de mais médicos. António Pina, presidindo à AMAL, é igualmente Presidente da Câmara… de OLHÃO, muito apropriadamente! 
O INEM vendo já a sua base de recrutamento, muito alargada beneficia da existência de um curso de medicina, que, sendo focado nos doentes e na prática médica permite a colaboração dos alunos, que, ainda enquanto estudantes integram já as equipas de Suporte Avançado de Vida e as de Operações de Reanimação. E o mesmo se passa com o Hospital Particular do Algarve. Estando sedeados em Faro, facilmente de conclui serem de olhão! Para a ARS, a sua colaboração, ainda na fase académica, dá-lhe um conhecimento precoce das especialidades em formação e permite-lhe influenciar os futuros profissionais, melhorando muito o planeamento. Nem precisam ser de Olhão. Basta terem olho…
A minha intervenção documentou o papel da Champalimaud na génese desta parceria, a colaboração estratégica e o papel da Unidade Plurianual de Investigação avaliada como grau de excelente pela FCT. Seguir-se-ão futuros desenvolvimentos e parcerias nas abordagens inovadoras, quer na nova Terapia Digital quer no Uso da Inteligência Artificial (que abordarei em texto futuro). Apesar de ser feita, a partir de Lisboa, a presença da Champalimaud foi devidamente realçada e apreciada.
A possibilidade de replicar este modelo de cooperação a zonas do interior norte fez perpassar alguma preocupação nos semblantes dos presentes. Não temem qualquer diminuição do empenho atual mas, sendo de Olhão, preferiam conservar o monopólio de que presentemente usufruem.

José Mário Leite
, Nasceu na Junqueira da Vilariça, Torre de Moncorvo, estudou em Bragança e no Porto e casou em Brunhoso, Mogadouro.
Colaborador regular de jornais e revistas do nordeste, (Voz do Nordeste, Mensageiro de Bragança, MAS, Nordeste e CEPIHS) publicou Cravo na Boca (Teatro), Pedra Flor (Poesia) e A Morte de Germano Trancoso (Romance), Canto d'Encantos (Contos) tendo sido coautor nas seguintes antologias; Terra de Duas Línguas I e II; 40 Poetas Transmontanos de Hoje; Liderança, Desenvolvimento Empresarial; Gestão de Talentos (a editar brevemente).
Foi Administrador Delegado da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, vereador na Câmara e Presidente da Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo.
Foi vice-presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
É Diretor-Adjunto na Fundação Calouste Gulbenkian, Gestor de Ciência e Consultor do Conselho de Administração na Fundação Champalimaud.
É membro da Direção do PEN Clube Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário