quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Médicos especialistas vieram do litoral para fazer consultas grátis no centro de saúde e nos lares de idosos

 Cerca de 20 médicos de várias especialidades, de acesso difícil no distrito de Bragança, oriundos de cidades do Litoral, fizeram consultas grátis no passado fim-de-semana no centro de saúde de Vinhais e nos lares de terceira idade deste concelho. Tratou-se de uma ação Médica Voluntária que permitiu atender centenas de utentes. “Viemos para ajudar quem precisa” explicou António Massa, médico dermatologista e dinamizador desta iniciativa de descentralização dos cuidados de saúde pelos concelhos do Interior de Portugal.


“Queremos ajudar populações isoladas e distantes dos cuidados de saúde e dos hospitais. Temos médicos de várias especialidades. Só dermatologistas vieram cinco, mas também cá temos cardiologias, cirurgiões, médicos de medicina interna, ortopedia, urologia, pediatria, entre outras especialidades. Trazemos também material para ajudar a fazer os rastreios”, descreveu António Massa, que pela terceira vez organizou este tipo de consultas descentralizadas no concelho de Vinhais.

Trabalho não falta a estes profissionais voluntários que vieram de várias regiões do país, nomeadamente de Braga, Porto e Lisboa, dando o seu tempo sem receber nada em troca. No sábado e no domingo percorreram dezenas de quilómetros no concelho de Vinhais para se deslocarem aos lares de idosos.

Às 9h00 de sábado chegaram ao centro de saúde de Vinhais, onde estavam inscritas centenas de utentes para as consultas nos dois dias, referenciados pelos médicos de família. Entre 30 a 40 pessoas para cada especialidade, indicou uma fonte da unidade. “Aproveitei para vir fazer uma consulta de dermatologia, porque cá em Vinhais não há e no distrito também é difícil conseguir, o que obriga a fazer deslocações para fora da região. Como tive conhecimento que vinham dermatologistas, aproveitei”, contou Sandra, uma jovem de 16 anos que aguardava a sua vez no centro de saúde de Vinhais.

Logo na manhã de sábado, uma equipa de médicos de várias especialidades, como António Massa, rumou ao lar de terceira idade de Vila Boa, para consultar os idosos.

Nos dois dias deslocaram-se a todas as estruturas para idosos do concelho, nomeadamente às aldeias mais distantes, onde muitos os aguardavam para serem consultados. O dia de trabalho terminava quando acabavam as inscrições. “Sempre disponíveis e de cara alegre”, afirmou António Massa que no verão passado esteve em Angola a partilhar conhecimentos sobre albinos.

Em Vila Boa foram bem recebidos, por se saber a importância destes cuidados de saúde diferenciados. “É muito bom que estes médicos de renome venham ao centro social para observar os nossos idosos. Na nossa região há muita carência destas especialidades”, afirmou Rui Madureira, diretor do lar de Vila Boa.

A Câmara de Vinhais colabora com a iniciativa facultando transporte desde o Porto e Vinhais, e vice-versa, bem como dentro do concelho, alojamento e alimentação aos profissionais de saúde. “É importante ter estes médicos, muito conceituados, cá, porque o acesso às especialidades é difícil. São cuidados de excelência, e, assim, as pessoas podem aproveitar sem necessidade de fazerem grandes deslocações”, referiu Luís Fernandes, autarca vinhaense.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário