Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Vilarinho dado por termo a Ansiães. Guerra com Castela - 12 de Junho de 1384

 «Dom Joham e etc. A quantos esta carta virem fazemos saber que o concelho e homens boons da nossa villa d’Anciãaes nos envyarom dizer que Joham Rodrigues Porto Carreiro lhes disse que tevessem com Ell Rey de Castella e com a Rainha sua molher e que tomassem sua voz e os servisem como seus senhores que eram e que ho dito concelho porque ’stava em seu poder del dito Joham Rodrigues e ho nom podiam contradizer outorgarom-no como elle dizia por a qual razam lhes leixou logo logo hi fronteiro da sua parte na dita villa.
E que ao despois partindo-se dhi o dito Joham Rodrigues e veendo elles e consirando que esto era nosso de serviço e dos ditos regnos lançarom o dito fronteiro fora e tomarom voz por nos e por estes regnos por a qual razom o dito Joham Rodrigues se veo lançar sobre elles com peça de gentes e os combateo e roubou e queymou e lhes matou e prendeo homens defendendo-se elles delle e lhes matarom e ferirom gentes suas; e que ao depois veendo o dito Joham Rodrigues como os nom podia entrar se alçou do dito logo e que logo elle dito concelho se fez sobre Vilarinho de Castanheyra onde jaziam homens d’armas e de pee do dito Joham Rodrigues pera o defender e que o combaterom e entrarom per força e que os tomarom e que delles prenderom e matarom polla qual razom nos enviarom pedir por mercee que pois elles assy o dito lugar tomarom per força como dito he.
Outrosy nom he da dita villa mais que hüa legoa e mea e de sempre os tabaliãaes da dita villa d’Anciãaes se screpverom no dito logo de Vilarinho e os de Vilarinho em Anciãaes que lhes desemos por termo e jurdiçam o dito logo de Vilarinho com seu termo.
E nos veendo o que nos pediam e querendo-lhe fazer graça e mercee porquanto fomos certo de todo o que suso dito he teemos por bem e damos-lhe por termo o dito logo de Vilarinho com todo seu termo e jurdiçam daqui em diante pera todo sempre. E mandamos que elles ponham e possam poer juizes e vigairos e officiaaes no dito logo de Villarinho e em seu termo assy e pela guisa que o fazem no seu termo d’Anciãaes; e que nehüa pesoa lhes nom ponha nem possa poer embargo nenhuum ca nossa mercee he de lhes dar por termo e jurdiçam o dito logo de Villarinho pella guisa suso dita. E em testemunho desto lhes mandey dar esta carta nossa.

Dante na cidade de Lixboa xii dias de Junho o mandei per Joham Afonso bacharel em degredos e do seu desembargo Vaasquez Pirez a fez era de mil iiii.c xxii annos» (111).
----------
(111) [Chancelaria de] D. João I, liv. 1.°, fl. 15 v.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário