quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Mogadouro investe 2 ME em obras de requalificação da Avenida do Sabor

 O município de Mogadouro vai investir cerca de dois milhões de euros na requalificação da Avenida do Sabor, de forma a dotar esta via de maior mobilidade e segurança, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.


“A adjudicação desta obra, no valor de dois milhões de euros, já foi efetuada. Pretendemos melhorar a mobilidade das pessoas ao longo de toda a extensão desta avenida, uma das principais da vila, mas mantendo-se a sua estrutura inicial. O que vai acontecer é que vamos dar mais espaço às pessoas, através de alargamento dos passeios para uma maior mobilidade, e dotá-la de vários equipamentos\ urbanos”, explicou António Pimentel.

A Avenida do Sabor na Vila de Mogadouro, no distrito de Bragança, corresponde a um troço da Estrada Nacional (EN 216), com cerca de um quilómetro de extensão, entre a rotunda evocativa do Bombeiro até à rotunda da derivação para a Estrada Nacional (EN 219).

“Esta avenida corresponde a um importante eixo estruturante da Vila que dá continuidade à Avenida Nossa Senhora do Caminho, recentemente requalificada. Nesse sentido, pretende-se acomodar uma linha de continuidade ao nível do pavimento e outros elementos de sinalética e equipamentos urbanos”, indicou o autarca.

De acordo com o autarca social-democrata, as duas vias de circulação para automóveis serão reduzidas para cinco metros de largura, em ambos os sentidos, que serão separadas por um jardim central com um passeio pedonal em tartan.

“Pretendemos reduzir a largura da via de circulação, para evitar que a circulação automóvel seja feita a grande velocidade, com a finalidade de evitar acidentes como os que têm acontecido ao longo destes anos. Outras das pretensões é que as travessias de peões coincidam umas com as outras para quem quer atravessar a avenida não ter andar a fazer desvios ”, indicou António Pimentel

Este espaço será dotado de mais árvores e a iluminação cénica da via será colocada junto aos passeios, em detrimento da que existe na zona central da avenida.

Outras das preocupações da intervenção será a drenagem das águas pluviais, principalmente em dias de grande precipitação, para evitar inundações em alguns pontos desta artéria de Mogadouro, como tem acontecido.

O autarca de Mogadouro deixou ainda a garantia de que tudo fará para que a execução das obras de requalificação sejam feitas dentro dos prazos estipulados para evitar contratempos aos comerciantes e moradores, entre outros.

O prazo de execução das obras de requalificação da Avenida do Sabor é de um ano, sendo financiadas por fundos do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020) em 50%.

FYP//LIL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário