Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Ministro da Economia disse em Vinhais que aumento do IUC é um "compromisso com a União Europeia para descarbonizar a economia"

 Duas semanas após ter sido entregue o Orçamento do Estado para 2024 na Assembleia da República, o Ministro da Economia e do Mar disse em Vinhais que é um Orçamento de Estado feito para as pessoas e dirigido aos jovens que se queiram fixar nos territórios como Bragança


No entanto, existem medidas que não agradam à população em geral, numa região com elevadas taxas de envelhecimento, onde predominam veículos com muitos anos de circulação e de apoio ao sector agrícola.

A proposta revela um aumento considerável do Imposto Único de Circulação (IUC) para os carros matriculados antes de Julho de 2007.

António da Costa Silva contra-argumentou em relação a esta medida “que está a gerar muita preocupação”, relembrando o “compromisso com a União Europeia para descarbonizar a economia”.

“É um problema que está suscitar grande preocupação, mas queria referenciar que ao nível do Governo existe este compromisso, inclusive da União Europeia, de descarbonizar a economia. Quando falamos das alterações climáticas que afectam este território, tem a ver com o consumo excessivo de combustíveis fósseis, sobretudo o sector dos transportes é um daqueles em que essa contribuição é mais significativa e temos que diminuir isso”, disse.

No entanto, de modo a apaziguar a discussão em torno desta questão, António da Costa Silva frisou que, “o orçamento foi apresentado e ainda vai ser discutido na Assembleia da República”.

No que às pequenas e médias empresas, que predominam na região, diz respeito, o Ministro relembrou que os programas europeus estão todos virados para apoiar as empresas do interior.

“Os programas europeus estão todos direccionados para as pequenas e médias empresas. O PT 2030, que já saiu o primeiro aviso, são 400 milhões de euros, desses 120 milhões são para as empresas do interior, grandes empresas não entram nestes programas”, esclareceu.

A proposta de Orçamento do Estado para 2024 é debatida na generalidade nos próximos dias 30 e 31 na Assembleia da República, tendo votação final global marcada para 29 de Novembro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário