segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Dois filmes de promoção da região premiados no no Festival Internacional de Cinema e Turismo Art&Tur

 Filme “O Destino do Amor”, do PNRVT vence Festival Internacional de Cinema e Turismo na categoria de Cultura e Património.


O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) conquistou o 1º Prémio, na categoria Cultura e Património, no Festival Internacional de Cinema e Turismo – Art&Tur. A entrega de prémios aconteceu nesta sexta-feira, 27 de Outubro, nas Caldas da Rainha.

“É mais uma prova do reconhecimento de todo o trabalho de promoção que temos realizado no PNRVT”, afirma Artur Cascarejo, o diretor do PNRVT, entusiasmado com a conquista do 1º Prémio, na categoria de Cultura e Património, no Festival Internacional de Cinema e Turismo, Art&Tur.

O vídeo, com o título “O Destino do Amor”, foi produzido com o intuito de promover os recursos turísticos dos cinco municípios que integram o Parque (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor), nomeadamente o astroturismo, após ter sido conseguida a certificação Dark Sky Vale do Tua.

Às estrelas o vídeo junta os percursos pedestres, os miradouros, a cultura, o património, a paisagem, a biodiversidade e, claro, a gastronomia e vinhos.

O texto e guião do filme são da autoria de Ana Fragoso, assessora de imprensa do PNRVT, a produção ficou a cargo dos Estúdios Cave, com a participação ativa de toda a equipa do Parque e a supervisão do diretor.

“Foi a primeira vez que decidimos apresentar-nos a este Festival e já percebemos que é um palco fantástico para promoção do nosso território, porque aqui estão os parceiros necessários para promover o Parque no exterior”, afirmou o diretor, referindo-se a influenciadores, agências de viagens, entre outros promotores que, através deste vídeo, ficaram a conhecer o território.

“Depois há também a componente do orgulho, por vermos o nosso trabalho reconhecido numa competição desta envergadura, mas mais importante por vermos a atenção com que o público assistiu ao nosso vídeo, a forma interessada como observava as nossas paisagens e os nossos produtos”, sublinhou.

O júri deste Festival foi constituído por 42 elementos, pessoas ligadas ao cinema e ao turismo, oriundas de 22 países diferentes.

O Festival ART&TUR teve a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, e desde então tem vindo a dar a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.

Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

PORTUGALNTN vence Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, na categoria de Turismo de Natureza

Este ano a PORTUGALNTN apresentou o Melhor Filme Promocional de Turismo de Natureza, na competição internacional. Recordamos que em 2022, também no Art&Tur a empresa foi distinguida com 1° Prémio na categoria de Animação Turística, na competição nacional.

Uma vez mais a empresa transmontana PORTUGALNTN escolheu o território de Trás-os-Montes e Douro para produzir um vídeo promocional que lhe valeu o primeiro lugar, na categoria de Turismo de Natureza, na competição internacional.

“We are what we feel”, este é o título do vídeo promocional que pretende promover os recursos de um território com uma forte identidade, reconhecida pela paisagem, pela gastronomia com os seus sabores e saberes, pelos vinhos, pela cultura e património e, sobretudo, pela forma hospitaleira como as comunidades locais recebem os visitantes. Estes valores constituem a essência da identidade de um destino que na soma das suas particularidades se completa e se assume na sua excelência e diversidade.

A PORTUGALNTN tem levado o referido vídeo a Feiras e outros eventos do setor do turismo, divulgou-o junto dos respetivos parceiros, sobretudo os internacionais, e por essa razão o filme foi criado originalmente em língua inglesa.

Este vídeo foi produzido com recursos próprios. A “história” deste trabalho de promoção, da empresa e do produto turístico que a região representa, foi escrita e alinhada por Ana Fragoso, colaboradora da PORTUGALNTN na área da comunicação, que também criou o guião que serviu de base a todo o trabalho de produção e realização. A captação e edição de imagem, são da responsabilidade de Marco Gil, da PORTUGALNTN, e todo o trabalho de produção foi feito em equipa dentro da própria empresa.

“Nós somos a identidade da nossa empresa e o somos também o resultado do que o nosso território nos faz sentir, somos parte integrante do que nos rodeia”, refere João Neves, sócio-gerente da empresa. Desta comunhão com o território resulta a imagem que a PORTUGALNTN, nos seus nove anos de existência, sempre defendeu e promoveu.

“Somos, verdadeiramente, parte do que sentimos”, acrescenta Domingos Pires, duplamente satisfeito pela vitória em dois níveis distintos, nacional e internacional, “porque, em simultâneo, promove a empresa e promove a região onde desenvolvemos 80% do nosso trabalho”, revela.

O festival ART&TUR decorreu de 23 a 27 de outubro nas Caldas da Rainha.

Ao longo de diversas sessões temáticas, foram exibidos os filmes finalistas, em diferentes categorias, os melhor pontuados por um júri internacional, constituído por 42 reputados peritos, oriundos de 22 países.

A entrega de prémios aos vencedores aconteceu na sexta-feira, 27 de outubro.

O Festival ART&TUR teve a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, e desde então que tem vindo a dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.

Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

Sem comentários:

Enviar um comentário