segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Quebra de castanha marcou certame de Vinhais que decorreu no fim-de-semana

 Vinhais recebeu no fim-de-semana a décima oitava edição da Rural Castanea


Uma mostra de produtos que contou com diversas actividades centradas na rainha da festa: a castanha.

No entanto, o certame deste ano revelou uma realidade desoladora para os produtores locais. As quebras na produção de castanha na região, marcadas por condições climáticas adversas, tornaram-se o foco da preocupação.

É o caso de Silvana Nascimento, produtora de castanha da União de Freguesias de Curopos e de Vale de Janeiro, que expressou as suas preocupações com a produção deste ano, revelando que “as vagas de calor e de frio”, foram a causa do problema.

“Está muito má, veio qualquer coisa que nos afectou os castanheiros todos, só algum dos novos é que começam a dar e que estão em baixas, porque os dos altos apanhou-os todos”, disse.

Por sua vez, Henrique Miranda, da freguesia de Tuizelo, partilhou uma visão semelhante.

“A produção da castanha este ano está fraca, derivado às condições atmosféricas, porque a castanha não quer calor e nós tivemos 30 e tal gruas de calor e talvez seja esse o motivo para ela estar seca e bichada”, referiu, acrescentando que as pessoas têm “receio” de comprar a castanha, porque “vêem que não tem qualidade”.

Numa visão mais técnica sobre o assunto, Paulo Afonso, membro da Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana explicou que, além das condições climatéricas que afectaram a produção, “as variedades tardias estão mais atrasadas do que o normal” e com pouca qualidade. Além disso, o responsável fala de “um golpe de calor” que afectou as produções.

“Tudo aponta para um golpe de calor combinado com precipitações que levaram a que existissem condições sub tropicais que levaram ao desenvolvimento de fungos e a árvore ao estar exposta a variações de condições extremas, nalguns casos, secaram”, explicou.

Perante o actual cenário, que irá afectar centenas de famílias do concelho, que fazem da produção de castanha uma das principais fontes de rendimento anual, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, expressou a preocupação com as quebras do produto.

“Sendo este um concelho que produz muita castanha, tendo em atenção a quebra que vai acontecer, claro que temos uma grande preocupação, visto que o ano passado também correu mal, são dois anos seguidos. Temos a noção que é um impacto muito grande na economia do concelho, que é muito dependente em termos económicos da produção de castanha”, afirmou.

Luís Fernandes também revelou que já foi elaborado um memorando de pedido de ajuda ao Governo, que foi entregue à Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

A Feira da Castanha em Vinhais, que normalmente celebra a produção de castanhas da região, revelou-se este ano como um alerta para as mudanças climáticas e os seus impactos directos na economia local.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário