Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Novembro arranca com iniciativas de promoção da gastronomia e produtos típicos de Macedo

 Macedo de Cavaleiros promove fins-de-semana gastronómicos, com destaque para a castanha. Que terá uma Feira especialmente dedicada em Corujas. Já Vale Pradinhos recebe as jornadas micológicas, onde haverá degustação da "Maior Açorda de Cogumelos no Mundo”


A gastronomia e os produtos regionais vão estar em destaque em Macedo de Cavaleiros no primeiro fim-de-semana de novembro. De 3 a 5, um total de 14 restaurantes promovem os Fins-de-semana Gastronómicos, com a castanha em destaque. Um produto de grande importância na economia da região, cuja promoção vai, também, decorrer na aldeia de Corujas, com a 8.ª edição da Feira da Castanha.

E, num fim-de-semana onde os produtos da terra são o centro das atenções, os amantes dos cogumelos poderão rumar a Vale Pradinhos, onde decorrerão as IX Jornadas Micológicas, com a famosa açorda no pote.

De novembro a março de 2024, o Município de Macedo de Cavaleiros e o Geopark Terras de Cavaleiros promovem os “Fins-de-semana Gastronómicos”. Seis meses, seis fins-de-semana, seis produtos regionais no centro das atenções. “Esta é, também, uma responsabilidade que temos de assumir no âmbito da chancela da UNESCO no Geopark”, salienta o presidente da autarquia. Benjamim Rodrigues recorda que “a Rede Global de Geoparques da UNESCO estabelece como missão de cada estrutura local a valorização, promoção e preservação da Biodiversidade, do Património Cultural, da Gastronomia e da Investigação Científica”.

Ainda neste fim-de-semana, a autarquia convida a mais duas visitas ao concelho. A 4 e 5 de novembro, em Corujas, decorre a VIII Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra, com gincanas de tratores, animação de rua e um seminário sobre a gestão da rega no castanheiro.

Já em Vale Pradinhos, a 4 de novembro, realizam-se as IX Jornadas Micológicas da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da localidade, que conta com saída de campo para a apanha do cogumelo e, ao final da tarde, a degustação da “Maior Açorda de Cogumelos no Mundo”, a Queimada dos Druidas, castanhas assadas e o caldo à lavrador.

Voltemos então aos Fins-de-semana Gastronómicos, rumando ao fim-de-semana de 8 a 10 de dezembro. Com o selo Geofood a alavancar a iniciativa, seguem-se três dias dedicados ao Azedo, um dos produtos do fumeiro transmontano cada vez mais em destaque na cozinha regional, e que é feito à base da massa de alheira, mas sem o alho.

Entretanto, janeiro chega com dois fins-de-semana de promoção da gastronomia local. Primeiro de 12 a 14, com a Rota das Casulas e do Butelo, prato que combina um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, com um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido.

Quinze dias depois, os comensais são chamados a deliciarem-se com iguarias que têm no javali o elo central. É que, de 25 a 28 de janeiro, cruzando agendas com a Feira da Caça e do Turismo, os restaurantes de Macedo de Cavaleiros alavancam a Rota do Javali, caça nobre da região e do concelho, que o promove em conjunto com a Confraria do Javali.

Sem perder tempo, e já com os chocalhos dos Caretos de Podence a fazerem-se ouvir, eis que Macedo de Cavaleiros promove o Festival do Grelo, de 10 a 13 de fevereiro. Que melhor pretexto do que rumar a Macedo para visitar o Entrudo Chocalheiro e, depois, sentar arraiais à mesa para provar a cozinha tradicional transmontana, começando, por exemplo, por uma alheira com grelos?

Para encerrar o roteiro pelos produtos endógenos, março encerra com o fim -de-semana do “Cabrito à Mesa”, no fim-de-semana de 29 a 31 de março. Mais uma oportunidade, como explica Benjamim Rodrigues, para “criar aqui dinâmicas de turismo gastronómico, que representem uma mais-valia para os empresários do concelho”.

“Temos vindo a notar, cada vez mais, que muitas pessoas já vêm de longe, em algumas ocasiões em autocarros, incluindo de Espanha, para provar o que de melhor se faz na nossa cozinha”, diz o presidente da autarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário