sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Ministra da Agricultura vai inaugurar sistema de telegestão da rede de rega do aproveitamento hidroagrícola da Camba

 No mesmo dia vai ser homologada a minuta do contrato da Empreitada da Construção da Barragem de Gebelim e Caminho de Acesso ao Coroamento do Aproveitamento Hidroagrícola de Vilar Chão/Parada


Hoje, 27 de outubro, a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, vai estar em Alfândega da Fé, para inaugurar o Sistema de Telegestão da rede de rega da Barragem da Camba. Trata-se de um projeto apoiado pelo Ministério do Agricultura, ao abrigo dos Fundos Comunitários, que permitirá aos agricultores locais controlarem o sistema de rega das suas propriedades à distância e monitorizarem os seus consumos.

A implementação da telegestão vai permitir uma maior eficiência na utilização da água reduzindo consumos supérfluos e o desperdício, em cerca de 320 hectares que compõe o aproveitamento hidroagrícola da Camba, que abrange as localidades de Agrobom, Saldonha e Valpereiro. Recorde-se que, em 2021, se procedeu à reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola da Camba, tornando este sistema mais resiliente aos períodos de seca.

O programa da visita inclui a homologação da minuta do contrato da empreitada de construção da barragem de Gebelim e o despacho de aprovação, pela Ministra da Agricultura e da Alimentação, do projeto de execução da rede de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Planalto Vilar Chão/Parada. Um importante investimento que arrancará em breve neste concelho e que vai permitir criar um novo perímetro de rega com cerca de 500 hectares, dando um impulso grande à produção agrícola no planalto de Vilar Chão e Parada.

O projeto de construção da barragem de Gebelim, a cargo da Junta de Agricultores do Planalto de Vilar Chão – Parada, faz parte do Plano Nacional de Regadios e foi candidatada ao PDR 2020. Trata-se de um investimento de mais de 15 milhões de euros, há muito desejado pelos agricultores deste território pela sua importância para a produção agrícola, principal atividade económica do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário