Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Cerca de 17 grupos de Portugal, Espanha e Irlanda rumam durante dois dias a Salsas para a Festa dos Reis

 Durante dois dias, Salsas promove a Festa dos Reis, uma tradição que anualmente atrai curiosos àquela aldeia do concelho de Bragança.


Os anfitriões são os Caretos de Salsas, que dão as boas-vindas a 17 outros grupos de Portugal, Espanha e este ano, pela primeira vez, também há uma participação irlandesa.

As comemorações começam esta tarde mas o ponto alto acontece amanhã, refere Filipe Caldas, da organização:

“Dia 6 é o mais forte da festa, ao longo do qual teremos animação de rua, com gaiteiros, e às 15h30/16h começa o encontro de mascarados de Portugal, Espanha e Irlanda.

Damos a volta à aldeia, entramos nas casas, fazemos os rituais característicos da nossa festa e depois, à tarde, no final disso, teremos uma peça de teatro de rua, alusivo às nossas tradições, no Largo da Estação.

Depois fazemos o ritual das festas de inverno, a estrutura vai arder e haverá fogo-de-artifício.

Penso eu que será um dia muito animado, mantendo as nossas tradições.”

A tradição destes mascarados começa sempre no primeiro dia do ano e decorrem até dia 5, culminando no dia 6, com o peditório para a missa das almas e o cantar de Reis:

A nossa tradição é do dia 1 ao 5, durante os quais os caretos não tiram as máscaras, à noite, entram em casa das pessoas, chocalham as raparigas e tiram algum fumeiro se houver, para a coleta deles.

No dia 6 é o ritual que é diferente pois os mordomos das almas vão fazer o peditório das almas.”

Este ano o peditório das almas, que está marcado para amanhã às 9h da manhã, conta com a presença dos três Reis Celtas vindos de Irlanda.

O cantar de Reis começa às 14h com o Grupo Antanho e às 16h há o desfile dos grupos pelas ruas da aldeia.

O programa termina às 18h com um teatro de rua.

Foto: Caretos de Salsas
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário