Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Felicitação que a Câmara Municipal de Bragança fez ao heróico Batalhão Expedicionário de Caçadores n.° 3 no dia da sua entrada nesta cidade - 1 de Fevereiro de 1896

 «A aurora desponta festiva e risonha no horizonte da nossa querida 
patria e Bragança solemnizando o dia de hoje, como um dos mais felizes da sua vida, recebe n’um cordeal e saudoso amplexo os seus prestimosos filhos que em longinquas paragens fizeram resurgir as antigas glorias e tradições do valor portuguez.
Bragança, como mãe estremecida e cheia de affectuoso amor, abre-vos com anciedade os seus braços para carinhosamente abraçar os seus mais queridos filhos.
Bem vindos sejaes intrepidos e valorosos officiaes, corajosos e denodados officiaes inferiores, valentes, disciplinados e obedientes soldados do glorioso e famigerado Batalhão de Caçadores numero tres.
A corôa de louros que colhestes nos sertões africanos em Manjacaze e Coallela á custa de tantos sacrificios é o melhor ornamento com que enfeitaes as quinas portuguezas e adornaes a vossa bandeira, legando á posteridade as flores dos vossos martyrios.
A patria agradecida, vestida de gala, tem-vos recebido em festa.
Bragança tambem vos espera engalonada neste dia em que fazeis a vossa entrada triumphal pagando-vos com esta singela demonstração de alegria o tributo que vos deve.
A Camara Municipal interprete de jubilosa satisfação e cordial gratidão e seus municipes veem saudar-vos neste momento de intensa alegria, felicitando-vos com o maior enthusiasmo pelos brilhantes e gloriosos feitos que acabaes de praticar no continente negro e que são hoje repercutidos e admirados pelo mundo inteiro.

Viva o glorioso Batalhão Expedicionario de caçadores 3!

Bragança, 1 de Fevereiro de 1896. — O Vice Presidente da Camara, Luiz Ferreira Real.
Os Vereadores — Custodio José Pereira Braga Junior — Pedro Augusto Lobo — Sebastião dos Reis Macias — José Diogo de Moraes — Julio Nascimento Affonso — João Lousada — Antonio Manuel 
Alves» (204).
----------
(204) Conserva-se esta felicitação, impressa, num quadro de rica moldura dourada pendente da parede da sala nobre dos paços municipais de Bragança.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário