Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Trás-os-Montes pede ao Governo ação na UE para ter comboio até Espanha

 A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) solicitou ao Governo intervenção junto da União Europeia para incluir a ligação ferroviária Porto-Madrid a passar na regiao.


A posição unânime dos nove municípios do distrito de Bragança foi hoje tornada pública num comunicado enviado às redações.

“Lamentavelmente, o Governo de Portugal não apresentou a Bruxelas, a proposta para que esta ligação fosse incluída no mapa das redes transeuropeias, aprovado em dezembro de 2023, pelo Conselho e Parlamento Europeus, por forma a garantir o necessário financiamento comunitário”, lê-se no documento conjunto.

O Conselho Intermunicipal veio assim manifestar a discordância perante esta situação e solicitou ao Governo que “diligencie, junto da União Europeia, a inclusão desta ligação no mapa das redes transeuropeias”.

A CIM-TTM lembrou que, durante a discussão pública do Plano Ferroviário de Portugal, foi “amplamente reivindicado, por diferentes agentes locais e regionais e pela sociedade civil”, que nele fosse incluída a ligação a Espanha, via Trás-os-Montes: Porto-Vila Real-Bragança-Zamora (Espanha), e daí a ligação à rede de alta velocidade espanhola.

Os municípios transmontanos consideram que seria uma “contribuição para a necessária coesão e desenvolvimento territorial desta região fronteiriça” e “um enorme avanço em termos de mobilidade de passageiros e de mercadorias na região Norte”, com conexão aos corredores europeus de comunicações.

Para a CIM-TTM, desta forma a região fica “mais afastada da dita coesão e valorização do território”, acentuando as assimetrias regionais, “negando, uma vez mais, o acesso ao desenvolvimento de um vasto território de baixa densidade e condenado ao abandono”, dizem os municípios no comunicado.

Da CIM-TMM fazem parte Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

TYR//LIL
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário