A Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), em parceria com o município de Miranda do Douro, está a preparar um conjunto de iniciativas para assinalar o 26.º aniversário do reconhecimento dos direitos linguísticos do mirandês em Portugal.
A efeméride acontece no dia 17 de setembro [ terça-feira] e com ela será dado a conhecer um conjunto de novidades que passa pela apresentação do audiolivro de “Mensagem”, de Fernando Pessoa (1888-1935), traduzido para mirandês por Amadeu Ferreira (1950-2015) e que ficará disponível na plataforma digital da Imprensa Nacional da Casa da Moeda (INCM).
Outra das iniciativas previstas será a apresentação do sítio do mirandês na plataforma digital RTP Ensina.
Outro momento será a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a ALCM, com o objetivo de desenvolver trabalhos que possam ajudar no ensino do mirandês e na investigação desta língua minoritária.
O presidente da ALCM, Alfredo Cameirão, defendeu a continuidade do grupo de trabalho para a promoção da língua mirandesa, criado em 02 de fevereiro através de um despacho do Governo.
Francisco Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário