Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Língua Mirandesa com novos instrumentos de divulgação em tempo de aniversário

 A Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), em parceria com o município de Miranda do Douro, está a preparar um conjunto de iniciativas para assinalar o 26.º aniversário do reconhecimento dos direitos linguísticos do mirandês em Portugal.


A efeméride acontece no dia 17 de setembro [ terça-feira] e com ela será dado a conhecer um conjunto de novidades que passa pela apresentação do audiolivro de “Mensagem”, de Fernando Pessoa (1888-1935), traduzido para mirandês por Amadeu Ferreira (1950-2015) e que ficará disponível na plataforma digital da Imprensa Nacional da Casa da Moeda (INCM).

Outra das iniciativas previstas será a apresentação do sítio do mirandês na plataforma digital RTP Ensina.

Outro momento será a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a ALCM, com o objetivo de desenvolver trabalhos que possam ajudar no ensino do mirandês e na investigação desta língua minoritária.

O presidente da ALCM, Alfredo Cameirão, defendeu a continuidade do grupo de trabalho para a promoção da língua mirandesa, criado em 02 de fevereiro através de um despacho do Governo.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário