Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

O "MENO" TINHA RAZÃO OU QUEM INVENTOU O TELEFONE?

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

António Meucci
Na cidade de Curitiba (Brasil,) existe o bairro de Bigorrilho. Elegante zona turística, onde abundam magníficos restaurantes e pisarias.
Nesse pitoresco e elegante bairro, encontra-se, na Alameda Princesa Isabel, a famosa igreja dos " Passarinhos".
Templo moderno, de teto em madeira, conhecido pelas gaiolas de passarinhos, que enfeitam o altar-mor - parece-me que já os retiraram, - que trilhavam, para regalo dos fiéis, durante o culto.
Tinha a igreja sacerdote dinâmico, que certa ocasião pensou levar uma mula para o templo, em procissão, de homenagem a nossa Senhora das Dores. Não o fez, porque os fiéis discordaram da original ideia.
O Padre Gabriel Figura foi, durante anos, diretor do: " Passarinho", periódico que se editava em Bigorrilho, jornal, em que fui colaborador, a convite do sacerdote.
Conta o Professor Sergio Kirdziej, no " Passarinho", que acompanhado pelo Maestro Oswaldo Hohmann, visitaram o amigo Ottorino de Meucci, o " Meno", como carinhosamente era tratado.
Nessa ocasião, Ottarino, contou-lhes que seu tio António Santi Giuseppe, que estudara na Academia de Belas-Artes, na Toscana, e cursara, paralelamente, Engenharia Química e Industrial, fora o verdadeiro inventor do telefone, e não Bell.
O tio, nascido em Florença, a 13 de abril de 1808, emigrara para os Estados Unidos, em 1850. Sentindo necessidade de ligar o escritório ao quarto, tanto matutou, que acabou por surgir o telefone.
Realizada a descoberta, registo-a provisoriamente, por dificuldade financeira; acabando, mais tarde, de a vender a Bell, que a registou definitivamente, em Março de 1876, em seu nome.
Escreve o Professor, que o " Meno" difundia, pelo bairro, a todos que o quisessem ouvir, que fora seu tio António que inventara o telefone, mas ninguém o levava a sério, até havia quem se risse, à socapa, dele.
Mas...a 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, foi reconhecido Meucci, como o verdadeiro inventor do telefone.
O "Meno" tinha razão...

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG” e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário