A festa em Palaçoulo, inicia-se no serão de sábado, dia 14 de setembro, com o concerto musical do grupo NV3 Light, agendado para as 22h00.
No Domingo, dia 15 de setembro, a festa em honra de Santa Bárbara começa às 6h00 da manhã, com a alvorada dos mordomos e pauliteiros, para iniciarem o peditório pelas ruas da localidade.
No decorrer do peditório, os pauliteiros dançam de porta em porta, os “lhaços” ou danças solicitadas pela população. E quanto maior for a dificuldade dos “lhaços” maior é a recompensa da esmola.
A missa solene em honra de Santa Bárbara está programada para o início da tarde de Domingo(14h30). No final da celebração religiosa realiza-se a procissão, com a imagem de Santa Bárbara, a ser levada em ombros pelo grupo de pauliteiros.
A festa em Palaçoulo, prossegue durante a tarde, com o Festival de Folclore Caramonico. Nesta XXI edição, o evento cultural, para além das danças dos pauliteiros locais, vai mostrar as cantigas, danças, trajes e tradições do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira (Coimbra), do Rancho Típico de Santa Maria Reguenga (Santo Tirso) e do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca (Viana do Castelo).
O XXI Festival Folclore é organizado pela associação Caramonico, sendo patrocinado pela freguesia de Palaçoulo e pelo município de Miranda do Douro.
Como já é tradição, a festa em Palaçoulo encerra com uma churrascada, organizada pela comissão de festas em honra de Nossa Senhora do Rosário 2024/2025.
HA
Sem comentários:
Enviar um comentário