Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Torre de Moncorvo aprova apoio para Criadores de Gado

 A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo aprovou em reunião de câmara um apoio monetário anual para os criadores de gado.


O apoio começa nos 3,50 euros para pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) e 20 euros para grandes ruminantes (bovinos), destinados aos criadores do concelho, mas cujo efetivo esteja declarado ao Ministério da Agricultura/IFAP (Idigital).

A medida surge com o objetivo de “minimizar as dificuldades sentidas pelos criadores de gado (ovino, caprino e bovino), nomeadamente devido ao baixo preço do leite e o escoamento sazonal dos borregos/cabritos”, explica a autarquia.

A medida pretende incentivar esta atividade pecuária no concelho, tão tradicional e necessária, “até no combate aos incêndios, e acautela a saúde pública através da vacinação e inspeção periódica, não sendo esta colocada em causa pelos produtores em virtude da quebra de receitas”, refere o município.

No entanto, o apoio destina-se apenas aos associados do ADS/OPP, residentes no concelho de Torre de Moncorvo, sendo que os criadores interessados devem entregar nos serviços municipais, até ao dia 31 de dezembro de 2024, os comprovativos de pagamento de quota anual de 2024 ao ADS/OPP de Torre de Moncorvo e o comprovativo do Ministério da Agricultura com o efetivo da exploração.

Atualmente, no concelho de Torre de Moncorvo, existem cerca de 103 criadores com um efetivo de 5915 cabeças de gado ovino, caprino e bovino.

Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário