A Associação AFI – Apoio Familiar e Intergeracional realizou, este ano, o seu primeiro Natal solidário, para promover a união entre gerações e também recolher donativos para quem mais precisa, especialmente nesta época.
O evento teve como principal objetivo criar um espaço de convívio entre crianças, jovens, adultos e seniores, para proporcionar um dia diferente aos beneficiários da associação. “Queríamos que as pessoas se sentissem acompanhadas, que pudessem viver a época natalícia com outras pessoas e não sozinhas em casa. Este encontro tem vários propósitos, mas acima de tudo o de criar união e calor humano”, explicou a presidente da AFI, Sandra Pérnet, que deixou um agradecimento às colaboradoras da AFI, que se dedicaram à organização deste evento solidário. “Quem preparou isto tudo foi a Tânia Ramalho e a Suzana Ferraz, que se dedicaram de corpo e alma para que isto desse certo e termos, precisamente, essa união de todas as gerações”, sublinhou.
O programa incluiu várias atuações culturais, envolvendo entidades de diferentes faixas etárias e áreas artísticas, reforçando o espírito intergeracional que marcou o dia. Subiram ao palco o Grupo de Teatro Sénior de Carrazeda de Ansiães, a Universidade Sénior, a Associação do Coral Brigantino Nossa Senhora das Graças, bem como a Tôna Tuna – Tuna Feminina Universitária de Bragança. A AFI considerou ainda essencial envolver entidades de socorro e segurança, como os Bombeiros e a PSP, sublinhando a importância da proximidade e da prevenção junto da comunidade. Este Natal solidário integrou ainda ações de sensibilização, dirigidas a públicos de todas as idades. A PSP alertou para a importância da utilização da pulseira de identificação, tanto para crianças como para idosos, enquanto os bombeiros reforçaram a necessidade de saber quando e como recorrer ao 112 em situações de emergência. “Achamos que cada pessoa deve estar preparada, seja criança ou idoso, para saber agir em caso de urgência. Este é também um dos lemas da AFI: capacitar as pessoas para se ajudarem umas às outras, quer nas aldeias mais isoladas, quer em contexto urbano”, referiu Sandra Pérnet.
A iniciativa contou com a participação de mais de 130 pessoas. Os espetáculos foram de entrada gratuita, estando aberta a possibilidade de quem ali marcou presença contribuir com donativos alimentares, destinados a apoiar pessoas e famílias acompanhadas pela associação.
A AFI – Apoio Familiar e Intergeracional é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao apoio a grávidas, bebés, crianças, famílias e pessoas idosas, que promove o bem‑estar, segurança e laços entre gerações.

Sem comentários:
Enviar um comentário