Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Governo assume responsabilidade no caso Vasp e promete soluções para a distribuição de jornais

 Governo disse que reconhece a gravidade da situação, sobretudo no que diz respeito à dificuldade de acesso à imprensa escrita por parte de determinados segmentos da população


O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, admitiu, ontem, que o Governo está a assumir a sua responsabilidade, no que toca ao caso da Vasp, que anunciou, no início deste mês, a que está a analisar a possibilidade de proceder a alterações na distribuição diária de jornais em vários distritos do país, nomeadamente nos de Bragança e Vila Real.

O objetivo do Governo passa por criar soluções que envolvam todos os intervenientes, assegurando regras de concorrência, abertura e transparência, de forma a contribuir para uma resposta equilibrada ao problema. “Vamos e estamos a agarrar a nossa parte para, repito, sem passar cheque a nenhuma empresa concreta, garantindo que todos fazem a sua parte, garantindo condições de concorrência, abertura, transparência, ajudar e contribuir para uma solução. Creio que brevemente haverá respostas sobre quais é que são as propostas concretas da parte do Governo para essa solução. Mas tem que apresentar sempre essas características, não passar o cheque a ninguém, garantir condições de transparência, abertura e concorrência”, frisou o ministro da presidência.

O ministro garantiu ainda que o Governo reconhece a gravidade da situação, sobretudo no que diz respeito à dificuldade de acesso à imprensa escrita por parte de determinados segmentos da população, destacando que existe uma preocupação clara com a coesão social e territorial, uma vez que muitas pessoas que vivem no interior do país e cidadãos mais idosos continuam a depender do jornal em papel para se informarem.

“Há uma parte da população por estar no Interior, outra parte da população porque não tem a mesma literacia e o acesso digital, tipicamente mais velha, que ainda precisa da imprensa em papel. Há uma razão de coesão social e uma razão de coesão territorial para que o Estado se preocupe e atue para que as pessoas do Interior e as pessoas mais velhas, muitas delas no interior também, possam continuar a ter acesso à imprensa escrita. Foi por isso, designadamente, que duplicámos o porte-pago de 40% para 80% com uma despesa prevista em 4,5 milhões de euros para a circulação da imprensa escrita, muitas delas, aliás, produzidas no Interior que chega ao resto do país”, rematou.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, assegurou que o Governo está a trabalhar em soluções que envolvam todos os intervenientes do setor, respeitando regras de concorrência, transparência e abertura.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário