A Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) ainda não efetuou o pagamento às freguesias. O coordenador distrital da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Telmo Afonso, admite que já questionou a DGAL, mas os motivos do atraso continuam desconhecidos. “Eu questionei e aquilo que me disseram foi que até à próxima sexta-feira, dia 19, que a transferência ia ser realizada para as freguesias. Ninguém me disse o porquê deste atraso, não sei o que é que aconteceu. Provavelmente tinha ficado bem as freguesias terem sido avisadas deste atraso, por um motivo ou por outro, que às vezes pode acontecer, mas também ninguém nos comunicou nada a dizer que ia haver o atraso na transferência das varas para as freguesias”, disse.
O Fundo de Financiamento das Freguesias é transferido em duodécimos, sempre no dia 15 de cada mês, desde 2013 nos termos da Lei n.º 73/2013, que regula o financiamento das autarquias locais. Este atraso deixou os autarcas preocupados, nomeadamente nas freguesias mais pequenas.
“Se tivermos um fornecedor de materiais, de bens, de serviços, também aguarda mais dois ou três dias, desde que a gente fale, para receber. Aqui estamos na época de natalícia, as famílias têm muitas despesas nesta época, todas nós sabemos isso, e as freguesias têm colaboradores, e eles têm que ter direito às suas verbas. Não é o caso de nós, da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, que processamos o vencimento, estão processadas para receber no dia que é habitual, independentemente de recebermos esta verba ou não da DGAL até lá. O problema maior é naquelas freguesias que têm funcionários e que possam não ter, depois o cabimento financeiro, a verba necessária para fazer face a essas despesas com os seus colaboradores”, apontou o coordenador distrital da ANAFRE.
O coordenador distrital da ANAFRE frisou que foi a primeira vez que houve um atraso no pagamento do Fundo de Financiamento das Freguesias, desde que o mesmo é efetuado mensalmente, e adiantou que lhe foi dito que os pagamentos serão feitos até amanhã.

Sem comentários:
Enviar um comentário