domingo, 1 de março de 2020

Notícias da aldeia…ou das despedidas

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

- Olha um pássaro!
Dizia a Lara…sem grande entusiasmo como se fosse a coisa mais natural do mundo ver um pássaro dentro dum recuperador duma lareira.
Os adultos, claro, não acreditaram…os adultos têm dificuldade em ver coisas para além do trivial…do cientificamente provado, depois dum complexo processo de análise, confirmação da hipótese…leis…mudanças de paradigma… enfim… pintam a manta.
Até porque a Lara vê coisas que ninguém mais vê…porque ainda tem olhos de infinito…e o coração de criança!
- Já és uma senhora…! Dizia a visita… 
- Não sou nada… sou uma criança!... emenda, sensatamente, a Lara como quem repõe a ordem natural das coisas… num mundo de falsidades… e onde se perdeu o dom da lucidez.
Depois os adultos… lá viram também um tímido pardal que tinha caído pela chaminé e se debatia, entre a vida e a morte num labirinto de troncos…!
…que lindo…dizia a Lara! Para quem todos os seres da natureza tem o dom da beleza e a perfeição de criaturas do universo!
…vamos ficar com ele…aqui em casa…e irá ser feliz!
…a mãe da Lara não achou boa ideia… afinal o pardal devia ter uma casa…uma família… e iria ter saudades dos voos largos…perto das estrelas…e do convívio ameno com as couves frescas do quintal!
Por isso, a mãe da Lara…a Lara, a Joana…irmã da Lara…e eu, o narrador, fomos todos à varanda… despedir-nos do pardal…que num voo largo e livre se fez ao céu como quem dança…agradecido!
…adeusssssssssssss pardal! Os dedos das crianças tinham asas!
…foi melhor assim!
Bem perto andava um caracol!
… que lindo, diz a Lara que tem o dom da beleza!
… repetimos com o caracol o mesmo ritual da pardal!... e também deixou saudades!
…adeusssssssssssss caracol! 
Então a Lara e o pai da Lara foram colocar, cuidadosamente, o caracol em cima da couve mais tenra!
…ontem foi o dia das grandes despedidas!
…das saudades!
Mas foi melhor assim!
A Lara, a Joana, o pardal e o caracol…pertencem ao mesmo planeta azul…e tão bonito!...ao mesmo ecossistema!
… e são livres!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário