Uma empresa de animação turística acaba de lançar "uma nova forma" de dar conhecer aos visitantes os pontos de interesse históricos e culturais da cidade de Miranda do Douro, através de um serviço de audioguia.
"Cada ponto de interesse foi desenvolvido de modo a proporcionar aos visitantes uma experiência auditiva única, em que a música, os sons de época, os dizeres locais ou até as descrições em mirandês enriquecem a experiência e complementam as locuções", avançou o promotor da iniciativa, Davide Raposo.Um sistema eletrónico portátil permite descrever aos turistas as visitas à intitulada " cidade museu" em 4 idiomas: português, castelhano, francês e inglês, permitindo assim aos visitantes conhecer o património da cidade.
"Este é o resultado do trabalho de muita gente que incluiu linguistas, músicos, historiadores entre outros profissionais que ajudaram na conceção deste serviço", acrescentou o empresário.
Para dar voz ao sistema, foi feita uma seleção de vozes femininas de "timbre único" tendo as gravações que integram o sistema sido feitas em Lisboa e Barcelona.
Com 31 pontos de interesse distribuídos por todo o centro histórico, o visitante terá ao longo deste percurso a possibilidade de ficar a conhecer a cultura Mirandesa de uma forma ampla, abordando assuntos como o património, a língua, a música, o folclore, mas também a evolução da cidade até modernidade, a gastronomia e as lendas.
Ainda segundo os promotores deste novo serviço, a cidade de Miranda do Douro é um local turístico por excelência e com um enorme património cultural e patrimonial.
A cidade de Miranda do Douro é visitada anualmente por cerca 100 mil pessoas, segundo números fornecido pela autarquia.
in:rba.pt
Toda a informação sobre este novo serviço Turístico está disponivel em: www.drtours.pt
ResponderEliminar