Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

BARRAGEM DE FOZ TUA DEVERÁ ESTAR CONCLUÍDA EM 2016


Face ao avanço das obras da barragem de Foz Tua, o deputado Luís Ramos quer certificar-se de que tudo está a ser feito para preservar o estatuto de Património da Humanidade do Alto Douro Vinhateiro. Por isso, na próxima semana, vai reunir com a presidente da Comissão Nacional da UNESCO, com o Secretário de Estado do Ambiente e com o Presidente da CCDR-N.
“Está a decorrer a fase final do Estudo de Impacto Ambiental da Linha de Muita Alta Tensão, que ligará a Barragem de Foz Tua à Rede Eléctrica Nacional, e quero fazer um ponto de situação sobre o processo e os cuidados que estão a ser tidos para respeitar os compromissos que Portugal assumiu junto da UNESCO para a gestão e conservação da paisagem cultural do Alto Douro”, explica o deputado social-democrata.
A 12 de Junho, Luís Ramos encontrar-se-á com a embaixadora Ana Martinho, que preside à Comissão Nacional da UNESCO, e com o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos. O presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, recebe o deputado a 13 de Junho.
Luís Ramos pretende que as entidades com quem vai reunir lhe garantam que “não há razões para preocupação e que todos os procedimentos e requisitos exigidos ao Estado Português estão a ser cumpridos”. “Espero obter informação detalhada sobre a situação em que se encontra o Estudo de Impacto Ambiental, os passos seguintes e o timing para a conclusão deste processo”, sublinha.
O deputado, eleito pelo círculo de Vila Real, tem acompanhado o dossier do Douro Património da Humanidade desde o início da legislatura (em 2011), quer na Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, quer na Comissão de Economia e Obras Públicas. 
“Qualquer tipo de ameaça que coloque em risco o estatuto de Património da Humanidade será dramático para a região. Desde logo pelos danos que causará na sua imagem e notoriedade mundial, afectando o seu potencial de atractividade turística. É esta ameaça que temos de afastar a todo o custo e prosseguir o trabalho para que o Douro, e sobretudo a sua economia e as suas populações, possam retirar do Património Mundial todas as vantagens de desenvolvimento que este estatuto encerra”, conclui Luís Ramos.
Recorde-se que o Comité Mundial da UNESCO aprovou, em Junho de 2013, o projecto de deliberação que compatibiliza a Barragem de Foz Tua com a classificação do Douro Património Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário