Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Escavações arqueológicas desvendam passado de Freixo de Espada à Cinta

Um programa de escavações arqueológicas está a decorrer na vila de Freixo de Espada à Cinta com o objectivo de recolher dados e informações susceptíveis de melhorarem o conhecimento histórico deste povoado, cujas origens radicam no período medieval.

As escavações arqueológicas decorrem junto ao antigo castelo, na zona histórica da vila, desde há três semanas. “O trabalho está associado ao projeto de reabilitação histórica que a Câmara Municipal tem em curso, e a ideia é encontrar vestígios associados à muralha do Castelo e à Torre de Menagem que estariam nestas zonas”, sublinhou a arqueóloga Alexandra que de manhã se encontrava na zona das escavações. 

Já em 2014 também aqui se realizaram escavações arqueológicas com o mesmo propósito, no entanto a porção de vestígios encontrados foi muito reduzida. A arqueóloga referiu ainda que estão neste momento estão a procurar aquilo que “se pensa ser o acesso principal ao interior do Castelo e daí os alargamentos das escavações”. 

Os trabalhos junto à antiga fortificação inserem-se num projeto de valorização e reabilitação da zona histórica de Freixo de Espada à Cinta e deverão decorrer ao longo de mais cinco semanas. 

NI-CM de Freixo de Espada à Cinta (Joana Vargas)
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário