Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Máscaras de Vinhais podem ser classificadas com IGP

O eurodeputado social democrata José Manuel Fernandes defendeu na semana passada, no Parlamento Europeu, as potencialidades das máscaras de Vinhais.
O Parlamento Europeu quer que o artesanato possa ter Indicação Geográfica Protegida (IGP), à semelhança do que acontece com os produtos agrícolas. Nesse sentido, foi aprovado um relatório a defender legislação europeia para protecção das indicações geográficas para produtos artesanais.
José Manuel Fernandes acredita que esta medida vai valorizar as tradições, servindo também para criar emprego e reforçar a competitividade dos produtos. “Neste mundo global é importante aproveitarmos a identidade e as tradições que temos para criar emprego, para inovarmos e podermos ser mais competitivos. As Indicações Geográficas reforçam essa competitividade”, referiu José Manuel Fernandes ao Jornal Nordeste. 
Uma notícia que foi recebida com agrado em Vinhais. 
O vereador da cultura, Roberto Afonso “foi com uma agradável surpresa” que receberam essa notícia. “A máscara de Vinhais é um dos poucos espécimes de artesanato genuíno que ainda se faz no concelho, como é o caso da máscara de Ousilhão e de Vila Boa. 
A máscara faz parte da identidade do concelho, de uma forma inequívoca e clara”, frisa o vereador.

Escrito por BRIGANTIA

Sem comentários:

Enviar um comentário