Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 10 de outubro de 2015

Museu de Arte Sacra com vestes litúrgicas em exposição

Os paramentos usados para a celebração de qualquer liturgia ou culto, as suas cores diversas, representando cada um dos momentos religiosos, compõem a nova exposição patente no Museu de Arte Sacra. “Vestir-se de Cristo”, exposição comissariada pelo Padre Carlos Fonseca, Pároco da Unidade Pastoral de Santo Ambrósio, abriu esta quinta-feira ao público.


A nova exposição é composta “com um pouco do vasto património que o concelho tem de paramentaria”, num contributo de diversas paroquias do concelho, “a quem se agradece pelo extraordinário contributo, assim como à Comissão de Arte Sacra pela identificação de todas as peças”, referiu o Vereador do Município de Macedo de Cavaleiros responsável pelo pelouro do Turismo, Rui Costa.

Ganham destaque as cores da paramentaria “e a sua importância em cada ato litúrgico, é algo que, com o que nos é explicado, devem ser sentidas por cada um que visite a exposição ou que participa em cada um dos atos religiosos em que marca presença”, diz. Muitas das peças expostas “foram recuperadas em baús das diferentes paroquias, já estão guardadas e não são usadas”, o que confere um carácter de novidade para todos os que visitem a exposição.

É vontade da Câmara Municipal que os residentes de cada uma das paroquias que contribuiu para a exposição visitem o Museu de Arte Sacra, estando a ser preparado um programa de visitação, com transporte assegurado. “Vestir-se de Cristo” encontra-se patente até ao próximo dia 3 de dezembro.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário