Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

GUERRA JUNQUEIRO // Quem sabia que Guerra Junqueiro se tinha candidatado à Presidência da República?

Abílio Guerra Junqueiro candidatou-se às eleições presidenciais de 1915. Escritor, jornalista e político foi, porventura, o poeta mais popular da sua época e apelidado de “Victor Hugo português”. 
O tom panfletário da sua escrita ajudou a criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República. Em 1911, Guerra Junqueiro foi nomeado Enviado Extraordinário e ministro plenipotenciário da República Portuguesa junto da Confederação Suíça, cargo que ocupou até 1914.


Retirado de Museu da Presidência da República

Sem comentários:

Enviar um comentário