O Túnel do Marão vai ter segurança máxima.
Autoestrada que liga Amarante a Vila Real vai estar concluída até ao final de Março, mas só abre quando todos os sistemas de emergência estiverem operacionais e testados.
O túnel terá duas galerias com dois sentidos de trânsito, o que, segundo a Infraestruturas de Portugal favorece muito a segurança. Em caso de acidente a segunda galeria serve de corredor de emergência.
André Oliveira, coordenador do empreendimento, ligado à Infraestruturas de Portugal explica um dos sistemas de alerta da Autoestrada do Marão. “Em caso de acidente, há um sistema associado às câmaras afastadas 120 metro, ao detectar um incidente, a megafonia foca o local do incidente ou da paragem para o videowall, o operador, ao ver o incidente, dará mensagens para dentro do túnel”, explica.
O Túnel do Marão ficará ainda equipado com sensores de opacidade, de gases, de diferenças de temperatura, de orientação e velocidade do vento, entre outros.
O coordenador das obras na Autoestrada do Marão espera ter os trabalhos totalmente concluídos no final do mês de Março. “Neste momento, já estamos a executar as primeiras camadas do pavimento, as granulares e prevemos que na quarta semana de março o túnel esteja completamente pavimentado.
desafio é enormíssimo, mas mantemos focados no objectivo de até ao final de março a obra estra completamente pronta”, afirma o responsável. De uma coisa está André Oliveira certo. É que o túnel não vai abrir sem toda a segurança estar totalmente testada. “Este troço do túnel do Marão não vai abrir com parafusos a apertar. Depois de concluída a obra vamos simular a segurança e testar o sistema”, garante André Oliveira.
O Túnel do Marão é uma enorme reta com quase 6 quilómetros de extensão, inclinação constante de 2,5% e 160 metros de desnível entre extremidades. Vai desencravar o interior norte do país reduzindo em 20 minutos a duração da viagem até ao Porto.
Prevê-se uma diminuição da sinistralidade registada no IP4.
Nas três obras em curso na Autoestrada do Marão (túnel e acessos) chegaram a estar envolvidas 1200 pessoas, das quais 750 só nos trabalhos de perfuração.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário