Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de março de 2016

Túnel do Marão concluído em Março mas só abre quando segurança estiver testada

O Túnel do Marão vai ter segurança máxima.
Autoestrada que liga Amarante a Vila Real vai estar concluída até ao final de Março, mas só abre quando todos os sistemas de emergência estiverem operacionais e testados.
O túnel terá duas galerias com dois sentidos de trânsito, o que, segundo a Infraestruturas de Portugal favorece muito a segurança. Em caso de acidente a segunda galeria serve de corredor de emergência.
André Oliveira, coordenador do empreendimento, ligado à Infraestruturas de Portugal explica um dos sistemas de alerta da Autoestrada do Marão. “Em caso de acidente, há um sistema associado às câmaras afastadas 120 metro, ao detectar um incidente, a megafonia foca o local do incidente ou da paragem para o videowall, o operador, ao ver o incidente, dará mensagens para dentro do túnel”, explica. 
O Túnel do Marão ficará ainda equipado com sensores de opacidade, de gases, de diferenças de temperatura, de orientação e velocidade do vento, entre outros. 
O coordenador das obras na Autoestrada do Marão espera ter os trabalhos totalmente concluídos no final do mês de Março. “Neste momento, já estamos a executar as primeiras camadas do pavimento, as granulares e prevemos que na quarta semana de março o túnel esteja completamente pavimentado. 
 desafio é enormíssimo, mas mantemos focados no objectivo de até ao final de março a obra estra completamente pronta”, afirma o responsável. De uma coisa está André Oliveira certo. É que o túnel não vai abrir sem toda a segurança estar totalmente testada. “Este troço do túnel do Marão não vai abrir com parafusos a apertar. Depois de concluída a obra vamos simular a segurança e testar o sistema”, garante André Oliveira. 
O Túnel do Marão é uma enorme reta com quase 6 quilómetros de extensão, inclinação constante de 2,5% e 160 metros de desnível entre extremidades. Vai desencravar o interior norte do país reduzindo em 20 minutos a duração da viagem até ao Porto. 
Prevê-se uma diminuição da sinistralidade registada no IP4. 
Nas três obras em curso na Autoestrada do Marão (túnel e acessos) chegaram a estar envolvidas 1200 pessoas, das quais 750 só nos trabalhos de perfuração. 

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário