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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bloco continua a acreditar na linha férrea

Em novembro do ano passado, o Partido Ecologista os Verdes aprovava em Assembleia da República, por maioria de esquerda, a criação de um Plano Nacional Ferroviário.
O prazo definido para que fosse feito um documento estratégico sobre o tema era um ano. A dois meses da data-limite, ainda nada foi feito, diz o deputado do Bloco de Esquerda, Heitor de Sousa, que garante, no entanto, que faz sentido falar da criação deste Plano, mesmo com as recentes decisões sobre a Linha do Tua, que quase atira o troço para fora da Rede Ferroviária Nacional, e com a utilização turística da Linha do Douro.

“A existência de um Plano Ferroviário Nacional foi uma resolução da Assembleia da República aprovada por larga maioria, a sessão legislativa que ainda não se concluiu. Apontava para a elaboração de um Plano Ferroviário Nacional no espaço de um ano. Esse tempo está a acabar, e, infelizmente, não temos notícia de que esteja em elaboração.

Mas estamos atentos, e em breve vamos voltar a pôr o assunto na agenda da Assembleia da República.”

Além de investir na ferrovia ser uma forma de promover a coesão territorial, que, na opinião de Heitor de Sousa, é um investimento estratégico entendido por todos os partidos políticos, apesar de depois não ser o que sucede na prática, o deputado bloquista lembra que Portugal assumiu compromissos europeus que podem passar pela reabilitação dos caminhos-de-ferro.

“A concretização dos compromissos que Portugal tem no âmbito das Nações Unidas e dos acórdãos globais do COP 21, da Cimeira do Clima, que se realizou em Paris em 2015, onde se defende, precisamente, que as soluções de transporte que vêm ser favorecidas e protegidas são as ferroviárias, contra as rodoviárias que em muitos casos, infelizmente, contribuem para uma maior emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito de estufa.”

Por isso, e apesar do deputado entender que só depois de o Governo responder às questões colocadas pelo partido sobre a desqualificação de dois troços da Linha do Tua é que se vão poder manifestar com mais certezas, acredita que a decisão de entregar a privados as linhas ferroviárias a privados, nomeadamente a empresas turísticas, pode ser revertida.

“Neste processo de entrega a privados, a uma empresa que não tem competências legais e profissionais  para o fazer, é até surpreendente que o Governo atribua (aparentemente, porque são situações das quais não temos confirmação. E são essas as razões que nos levam a fazer perguntas, para obter informações sobre assuntos que apenas conhecemos pela imprensa) à Douro Azul.

Admitindo que as informações que temos vão nesse sentido, achamos surpreendente que uma empresa de turismo fique com a responsabilidade de fazer a manutenção de uma linha ferroviária. É preciso que tenha competências para isso, e que seja certificada, para que esse tipo de intervenções se possam fazer.”

A opinião de Heitor de Sousa, deputado do Bloco de Esquerda, que deixa a promessa de levar a ferrovia nacional, em breve, a discussão na Assembleia da República.

Escrito por ONDA LIVRE

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