Foi apresentado recentemente um documentário sobre as Minas de Murçós. O objetivo é retratar o período de exploração de minério que ocorreu em meados do século passado, de forma massiva, naquela localidade do concelho de Macedo de Cavaleiros.
"Minas de Murçós – As estórias das suas gentes " é o título do documentário que procura retratar o modo de vida dos habitantes de Múrços no século passado, em especial no período de exploração do minério. A apresentação, que decorreu a 13 de agosto e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, do Presidente e Tesoureira da União de Freguesias local, David Martins e Natália Carrazedo.
A apresentação deste documentário foi o culminar de um projeto desenvolvido pelo Geopark Terras de Cavaleiros em parceria com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e o inestimável contributo de muitos dos habitantes desta aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, que relataram, na primeira pessoa, as vivências do trabalho naquele Complexo Mineiro.
Foram cerca de 2 anos de um trabalho de pesquisa intenso por parte dos técnicos envolvidos, assim como de uma imensa dedicação daqueles que se predispuseram a partilhar as suas memórias e vivências sobre aquele lugar que um dia fora a maior fonte de rendimento para muitas famílias desta aldeia.
Conteúdo fornecido por Geopark Terras de Cavaleiros
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário