Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 4 de setembro de 2016

Feira do Naso promove burro do planalto mirandês

A Festa da Nossa Senhora do Naso reúne todos os anos milhares de pessoas vindas de todas as aldeias do Planalto Mirandês, assumindo-se como uma das principais celebrações da região e a Associação para a Proteção do Gado Asinino (AEPGA) aproveita o antigo evento para realizar uma mostra e desfile de Burros do Naso e do Azinhoso.
Antigamente, o facto de ser um momento privilegiado de encontro motivava ainda a realização de uma grande feira que durava vários dias; um deles, o dia 6 de Setembro, estava reservado à compra e venda de burros. A desertificação das aldeias e a mecanização da agricultura que tanto alteraram a paisagem social do Planalto a partir de meados do século passado levaram à desactivação desta feira durante alguns anos. Até que, em 2002, a AEPGA se propôs a revitalizá-la e a fazer dela um evento-chave para a valorização do Burro de Miranda. 

No concelho de Mogadouro, as feiras sempre tiveram um enorme impacto, nomeadamente a Feira Anual do Azinhoso, cuja frequência era obrigatória para a maioria da população nordestina, tendo por isso uma influência não só a nível concelhio mas também regional. Um dos principais interesses desta feira era a mostra e comércio de gado asinino e equino. 

Durante muitos anos, também esta feira ficou desactivada devido à desertificação do interior e à mecanização da agricultura, mas foi a partir de 2004 que a AEPGA tem vindo a unir esforços com a AIVECA - Associação para a Investigação e Valorização Etnográfica e Cultural de Azinhoso, o município de Mogadouro e a Freguesia de Azinhoso para reavivar esta feira de gado. 

Este ano, uma vez mais, a AEPGA, em colaboração com o município de Miranda do Douro e sob a orientação técnica da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, realiza a 14ª edição do Concurso Regional da Raça Asinina de Miranda. O evento está marcado para o próximo dia6 de Setembro, a partir das 10h00, no recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso.

Sem comentários:

Enviar um comentário