Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Vinhais tem mais de 500 mil euros para apoiar empreendedorismo agro-alimentar

Vinhais tem disponível mais de meio milhão de euros, para apoio a empresários do sector agro-alimentar. O valor foi conseguido através da aprovação do projecto Apoio ao Empreendedorismo do Sector Agro-alimentar em Terras de Trás-os-Montes, no âmbito de fundos comunitários.
O objectivo é dar apoio técnico e mesmo científico em vários aspectos da produção e comercialização dos produtos, a empresários já instalados e também a novos empreendedores que se queiram lançar no mercado.

A Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara é a promotora do projecto mas os produtores apoiados vão para além daqueles que estão ligados à suinicultura.

Questões como a rotulagem ou o embalamento são algumas das áreas em que o projecto poderá ajudar os pequenos produtores, que constituem a maioria do tecido empresarial da região, como refere Carla Alves, coordenadora do projecto.

“Temos muito empresários que são pequenos empresários, alguns têm a dificuldade de conseguir ter a rotulagem do produto, hoje em dia é obrigatório ter o valor nutricional do alimento e têm dificuldade de sozinhos conseguirem ter essas análises químicas dos produtos ou a questão de indicar se tem ou não glúten, outra questão é a embalagem e o acondicionamento”, explicou.

Para alcançar estes objectivos, os produtores vão contar com o apoio da investigação científica através dos parceiros Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Politécnico de Bragança, que ficarão encarregues de apoiar na elaboração de um catálogo nutricional dos produtos e idealizar novos produtos.

“Vão fazer um catálogo nutricional dos produtos, vão fazer o estudos dos cortes da carne e fazer a caracterização de novos produtos, como sopa de alheira, massa de alheira chouriça fresca para assar ou salsicha e hambúrguer de porco bísaro”, adiantou.

O projecto de apoio ao empreendedorismo agro-alimentar será desenvolvido ao longo de dois anos, tendo uma dotação garantida de 534 mil euros, a fundo perdido proveniente de verbas europeias. 

Escrito por Brigantia
Foto: CM Vinhais

Sem comentários:

Enviar um comentário