Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Lobo Ibérico vai ser observado em Vinhais

Durante uma semana, um grupo de turistas vai participar numa expedição para observar o Lobo Ibérico, em Vinhais.
O objectivo do projecto científico é actualizar o conhecimento sobre a presença e distribuição do lobo ibérico nos concelhos abrangidos pelos Parque Natural de Montesinho ou seja Vinhais e Bragança.

Segundo Gonçalo Costa, da empresa Bioinsight, a actividade de ecoturismo dá a oportunidade aos participantes de acompanharem de perto o trabalho de campo dos biólogos:

“No fundo, queremos trazer pequenos grupos de pessoas para participarem ativamente num projeto de conservação científica, que engloba trabalho de campo, ver como os biólogos trabalham para pesquisar espécies ameaçadas e participarem em toda essa envolvente enquanto, ao mesmo tempo, podem desfrutar de paisagens únicas e em sítio onde muitas vezes as pessoas enquanto turistas não acedem.”

Os participantes podem seguir uma equipa de biólogos experientes e acompanhar a aplicação de diferentes métodos de colheita de dados. E os destinatários não precisam de estar ligados a esta área:

“É destinada a não biólogos, ou seja, a pessoas que tenham outra profissão mas que despertem curiosidade em perceber todas as componentes de um projeto cientifico no terreno e possam passar connosco alguns dias a participar ativamente nos trabalhos que são desenvolvidos.”

E apesar de o projecto ter esta componente turística, serve mesmo o propósito de avaliar a evolução da população desta espécie protegida na região, já que o último senso do lobo ibérico aconteceu em 2002:

“No fundo, para estudar a presença do lobo nos concelhos de Vinhais e Bragança, embora ainda estejamos mais restritos a Vinhais, anda tudo um pouco à volta da biologia da espécie, quantas alcateias existem, o número de indivíduos, as presas silvestres do lobo, a relação entre o Homem e o animal nessas zonas. E, tendo essa base por trás, depois é necessários desenvolver determinadas metodologias para chegar aos objetivos . No fundo, esta parte do turismo é só um pequeno contributo para o projeto científico no global. “

A BioInsight vai realizar várias expedições ao longo de um ano para recolher dados suficientes para determinar a evolução da presença do lobo ibérico no parque natural de Montesinho, começando a próxima já esta quinta;feira.

O projecto está a ser desenvolvido pela empresa em parceria com o Grupo Lobo e o Parque Biológico de Vinhais.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário